quarta-feira, 20 de maio de 2015

Folhado de abóbora

Folhado de abóbora

Lá em casa tenho usado cada vez mais abóbora manteiga. É relativamente barata, tem um sem fim de utilizações e um sabor delicioso. Gosto especialmente de misturar o seu sabor adocicado com cominhos. Acho que fica uma combinação fantástica, apesar de saber que há muita gente que não aprecia especialmente este sabor. Lá em casa somos fãs. Misturando tudo isso, saiu uma tarte folhada de abóbora juntamente com outos legumes para servir de entrada num lanche ajantarado que tivemos. Também pode ser servida como acompanhamento de uma carne assada, por exemplo. Aqui deixo a sugestão:

1 placa de massa folhada retangular
1 abóbora manteiga pequena
1 cebola
4 dentes de alho
1 alho francês
1 curgete pequena
4 fatias finas de bacon
1 gema de ovo para pincelar
Sementes de abóbora (opcional)
Sementes de girassol (opcional)
Azeite, sal e cominhos

Folhado de abóbora

Começar por preparar todos os legumes. Descascar e partir a abóbora em cubos pequenos. Descascas e picar a cebola e os dentes de alho. Partir o alho francês em fatias finas. Descascar e fatiar a curgete. Cortar o bacon em tiras finas.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite. Juntar a abóbora e deixar amaciar. Juntar de seguida a curgete, a cebola, os alhos, o alho francês e o bacon. Deixar saltear, juntando mais um fio de azeite e temperando com sal e cominhos. Quando os legumes estiverem macios retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.

Estender a massa folhada e picar o centro com um garfo. Colocar a mistura de legumes no centro da massa e fechar de lado e nas pontas. Dar uns golpes leves com uma faca na massa e pincelar com a gema de ovo. Salpicar com sementes de abóbora e de girassol a gosto. Levar ao forno cerca de 25-30minutos ou até a massa estar estaladiça e dourada. Servir quente ou fria.

Bom apetite!

Folhado de abóbora

6 comentários:

  1. apesar de eu nao curtir muito abóbora...isso parece divino...hehehe

    bj bj

    ResponderEliminar
  2. Tantos blogues deliciosos que ainda tenho para descubrir ou para me dedicar mais a fundo...
    O teu é um deles sem dúvida alguma, Parabéns!

    Beijinhos,
    http://teresadeodatotudoaolho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. huuummm... maravilha!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. So o aspecto diz tudo amiga, ficou lindo!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Quando li o título vinha a pensar numa tarte doce mas fui agradavelmente surpreendida com essa versão salgada! Gostei muito!

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)