sexta-feira, 17 de julho de 2015
Batatas com atum no forno (aproveitamentos)
Hoje está um dia meio farrusco. A ideia de acender o forno não parece descabida de todo e como tal trago uma sugestão de ir ao forno. Caso vos tenham sobrado batatas depois dos grelhados de fim-de-semana, ou queiram fazer a receita de raiz, esta sugestão é sempre mais uma alternativa a comer atum. A minha filhota mais nova não é grande fã de atum e como tal tenho que arranjar soluções em que o atum fique misturado com outras coisas que ela goste mais. Aqui fica a sugestão:
4 batatas médias
3 latas de atum ao natural
2 cebolas médias
100g de bacon em tiras grossas
3 pezinhos de salsa
6 azeitonas descaroçadas e fatiadas
Uma mão cheia de mozarela ralada
6 ovos
Azeite q.b.
Colocar um tacho ao lume com água temperada com sal e juntar as batatas descascadas e partidas em rodelas finas. Enquanto as batatas cozem, levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite, as cebolas cortadas em meias luas finas e as tiras de bacon. Deixar alourar bem.
Escorrer as batatas e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Juntar o atum bem escorrido e a salsa picada ao bacon e à cebola e envolver. Retirar do lume e cobrir as batatas no tabuleiro, espalhando de forma uniforme.
Colocar os ovos numa taça, temperar com uma pitada de sal grosso e pimenta preta e bater com a ajuda de um garfo. Despejar sobre as batatas e o atum. Por cima salpicar de mozarela ralada e azeitonas fatiadas.
Levar ao lume cerca de 30-35 minutos, ligando o grill nos últimos minutos para ficar mais tostadinho.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Gostei tanto! Cá em casa consumimos atum com bastante frequência, temos uma fábrica de conservas mesmo aqui ao lado que faz atum enlatado de primeira qualidade, por isso tenho que arranjar sempre receitas variadas! Esta nunca fiz e vai já ficar agendada! Beijinhos
ResponderEliminarTambém moro perto de uma fábrica de conservas que tem um atum de muito mas muito boa qualidade, pescado nos Açores, (nem consigo consumir o do supermercado, parece farripas) e por isso também consumo atum com relativa frequência. Este prato tem muito bom aspeto.
ResponderEliminarBjs e bom fim de semana
Que belo aproveitamento!
ResponderEliminarEu hoje liguei o forno para fazer um docinho. Precisava de trincar uma coisa boa, embora só possa trincar de um lado ;)
Já estava farta de iogurtes e sopinhas passadas ;)
Ótima sugestão para reaproveitamento, Maria João!
ResponderEliminarBj,
Lylia
O atum é muito apreciado cá em casa, tenho que fazer esta tua receita porque está com uma apresentação irresistível!
ResponderEliminarQue excelente aproveitamento, tenho de experimentar ;)
ResponderEliminarHummm bela sugestão.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/bifanas-em-pao-tigre-e-sangria-de-vinho.html
Parece ser maravilhoso, So o modo do preparo que poderia ser explicado com mais clareza, para ficar mais facil para as pessoas que nao são intimos da cozinha.
ResponderEliminarIara, não percebeu alguma coisa? Posso explicar melhor.
EliminarFiz e está aprovadissimo ! Eu e meu marido adoramosssss!!!
ResponderEliminarObrigada por compartilhar....
Bom dia, Tudo bem querida?
ResponderEliminarSomente uma ressalva, o Atum industrializado nao faz bem a saúde , melhor o Atum fresco, lembrando da regrinha: descarar mais, e menos industrializados, nao é verdade?
Me perdoe, nao é criticando, mas sim, um alerta, pois existem pessoas que por falta de informações acham que o Atum em lata nao é prejudicial p/ a saúde e servem ate para os bebês.
sua receita é maravilhosa, segui passo a passo, com essa pequena alteração, como faço sempre com as suas publicações.
Depois de viver tanto, descobri que realmente somos o que comemos.
Parabéns por sua deliciosas criações.
Um belíssimo e abençoado domingo para todos
Bjos
Ana Maria Bechtold
Ps., tbm. acrescentei batata doce, ficou delicioso! bjos