sexta-feira, 24 de abril de 2015
Bacalhau com legumes no forno
Hoje trago-vos um prato de bacalhau que serviu de almoço lá em casa no sábado passado. Não tinha tirado nada de véspera e estava assim num dia com milhões de coisas para fazer e vontade de fazer coisa nenhuma. O almoço tinha que sair cedo, que às duas da tarde tínhamos que estar na rua e também devia ser leve, que a tarde ia ser desportiva… pelo menos para as miúdas! E bem, lá abri o congelador e salvaram-me as minhas amigas migas de bacalhau congeladas. Tirei as migas, e lá pelas 11:00, começa a inevitável pergunta: o que vai ser o almoço? (sim, que lá em casa parece sempre que passam muito fominha!). E a minha resposta: Não sei, qualquer coisa com bacalhau! Entre as limpezas e as roupas lá fui pensando no assunto e na hora de ir para a cozinha lá saiu um prato de bacalhau que todos adoraram… “muito melhor que o bacalhau espiritual, mãe, muito melhor!!!”. Aqui fica:
500g de migas de bacalhau (descongeladas e bem escorridas)
3 cenouras médias
4 folhas grandes de couve lombarda cortada em juliana
2 alhos franceses pequenos
2 cebolas médias
6 dentes de alho
1 chávena de chá de batata palha
½ litro de molho bechamel (fiz na Bimby, mas pode ser de compra)
Azeite, pão ralado e mozarela ralada q.b.
Para o molho bechamel na Bimby:
300g de leite
200g de natas
60g de farinha
60g de manteiga
Sal, pimenta e noz-moscada
Começar por preparar tudo. Ralar as cenouras, cortar as folhas de couve em juliana, fatiar o alho francês e picar a cebola e os dentes de alho. Desfiar os pedaços maiores de bacalhau.
Levar uma frigideira larga e de fundo antiaderente ao lume. Quando estiver quente, regar com um fio de azeite e juntar as cenouras e a couve em juliana. Deixar saltear, adicionar uma pitada de sal. Quando os legumes estiverem macios, colocar num recipiente de ir ao forno e reservar. Na mesma frigideira, adicionar um fio de azeite. Juntar a cebola, o alho francês, os dentes de alho e deixar amolecer. Quando estiver a ficar bem douradinho, juntar o bacalhau desfiado e bem escorrido. Envolver e deixar cozinhar por cinco minutos. Juntar aos legumes reservados.
Para fazer o molho bechamel na Bimby:
Colocar todos os ingredientes do molho, com exceção das natas. Programar 3 min., temp. 90, vel. 3. Quando o tempo terminar, marcar mais 5 min., à mesma temp. e vel., incorporando as natas pelo buraco da tampa.
Adicionar também a batata palha e o molho bechamel, envolvendo tudo de forma uniforme no tabuleiro. Cobrir com pão ralado e mozarela a gosto. Levar ao forno a gratinar. Quando estiver douradinho, está pronto.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
que aspeto tão bom...eu quero :D está mesmo super apetitoso.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Adoro bacalhau e este teu ficou mt apetitoso!
ResponderEliminarbjs
Tem um aspecto delicioso!
ResponderEliminarAbraços
Que delícia!
ResponderEliminarAdorei esta sugestão :)
Beijinhos
Petiscana
Que óptimo aspecto! Vou experimentar!!! Beijinhos
ResponderEliminarhttp://foodmacia.blogspot.pt/
Gostei muito da sugestão, que bom aspecto!
ResponderEliminarAdorei a ideia!
ResponderEliminar