sexta-feira, 17 de abril de 2015

Torta de cenoura com cobertura de chocolate

Torta de cenoura com cobertura de chocolate

Já vos disse que dantes tinha pavor de fazer tortas? De facto as tortas são um desafio, se cozem muito ou pouco, o tamanho do tabuleiro em que cozem, a forma de enrolar, o pano para enrolar… enfim! Mas só vos digo é que se não insistirem nunca vão conseguir. Eu gosto muito de tortas. Acho que é uma sobremesa bonita e muito simpática. E se querem saber, também tenho sempre algumas dúvidas quando as faço. Uma das coisas que me levanta sempre muitas dúvidas é o tamanho do tabuleiro em que devem cozer. Nunca sei se hei-de usar o tabuleiro do próprio forno se um tabuleiro de alumínio de 30x30. Na realidade depende mesmo do tipo de torta e da quantidade de massa. Vi a receita desta torta no blog Dona Biscoito (que adoro!) e guardei-a para experimentar assim que tivesse oportunidade. Ao dar uma vista de olhos nos ingredientes da receita, vi que levava 4 ovos e pensei que devia ser uma torta pequena. Resolvi fazer no tabuleiro de alumínio de 30x30. E fiz bem, porque é nesse mesmo que deve ser feita. Mas a meio da cozedura, assustei-me ao ver a torta crescer muito e pensei que jamais a conseguiria enrolar. Pensei logo numa forma de solucionar o problema. Pensei em deixar cozer a massa mais tempo, e transformar a torta em quadrados de cenoura envolvidos em açúcar e canela (estão a ver? Há sempre solução para uma torta que corre mal!). Mas depois de retirar o tabuleiro do forno, e uma vez que já tinha o pano molhado para enrolar a torta decidi ainda arriscar. E na realidade a bendita da torta enrolou sem quebrar! E ficou bonita, mas sem aquela aparência húmida e deliciosa da receita original. Salpiquei-a de açúcar e nozes, mas não satisfeita ainda lhe acrescentei uma cobertura de chocolate… ou seja, esta torta foi mesmo uma aventura! Mas o resultado, esse, foi delicioso! Ora experimentem lá…!

Torta de cenoura com cobertura de chocolate

Para a torta
4 ovos
500g de cenoura (depois de descascada)
300g de açúcar
125g de farinha

Para a cobertura
Nozes picadas a gosto
100g de chocolate de culinária partido em pedaços
1 colher de sopa rasa de cacau em pó
1 colher de sopa de açúcar em pó
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de leite

Torta de cenoura com cobertura de chocolate

Começar por cozer as cenouras em água temperada com uma pitada de sal. Depois de cozidas, escorrer bem e reduzir a puré.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Preparar o tabuleiro - untar com margarina, forrar com papel vegetal e untar novamente.

Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo firme e reservar.

De seguida, bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar a cenoura triturada, bater cerca de 2 minutos e juntar a farinha seguida das claras em castelo envolvendo delicadamente com a ajuda de uma colher.

Colocar a massa no tabuleiro e levar a forno quente cerca de 15 a 20 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer cerca de 5 minutos.

Estender um pano molhado, mas muito bem escorrido e virar o tabuleiro com a torta em cima dele. Retirar o papel vegetal e enrolar devagar e com cuidado.

Colocar a torta na torteira e fazer a cobertura. Colocar todos os ingredientes da cobertura numa taça e levar ao micro-ondas cerca de 20-30 segundos. Mexer bem e cobrir de imediato a torta. Salpicar com as nozes (no meu caso já lá estavam!). Depois é só esperar que arrefeça e servir!

Bom apetite!

Torta de cenoura com cobertura de chocolate

7 comentários:

  1. Que linda ficou a tua torta!!!
    Esta é daquelas tortas que eu simplesmente não consigo resistir!

    ResponderEliminar
  2. Tão linda, e adoro os sabores, chocolate e cenoura combinam na perfeição.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de doces com cenoura! Durante alguns anos também tive receio de fazer tortas. Na minha adolescência tinha tentado uma que correu pessimamente mal e jurei para nunca mais! Mas a verdade é que a vontade de fazer uma torta sempre foi mais forte do que eu e hoje acho que posso dizer que sou bem sucedida! Só há que ter calma e atenção! E senão é como dizes, há sempre uma solução para aproveitar quando corre mal!

    ResponderEliminar
  4. Há pouco também fiz uma de cenoura e laranja e correu muito bem , enrolei-a sem problemas o que é raro.
    Essa ficou tão linda e perfeita.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Ai que belo aspecto!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Deve ficar uma delicia, a combinação cenoura e chocolate é excelente. Hei-de experimentar mas acho que a minha torta vai mesmo ficar torta, é da falta de jeito, pode ser com a prática vá ao lugar lol.

    ResponderEliminar
  7. receitinha a guardar .adoro doces com cenoura e chocolate. bjs
    http://janelaprameumundo.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)