sexta-feira, 31 de julho de 2015

Doce de beterraba (Bimby/Thermomix) e uma ida ao Ikea

Doce de beterraba e maçã

Durante esta semana a Joana Roque, do blog As minhas receitas (que dispensa apresentações) disse que tinha feito uma série de experiências novas na sua também nova cozinha. Um das novas experiências foi usar beterraba numa compota. A ideia nunca me tinha ocorrido, e confesso que fiquei muito curiosa para experimentar. Com a promessa da publicação da receita durante os próximos dias, fiquei a aguardar. A Joana Roque publicou a receita ontem e eu não consegui resistir e quando cheguei a casa, deitei mãos à obra. Como não sou pessoa de seguir muito as receitas à risca, e para não abrir uma curgete gigante que lá tenho para gastar, optei por substituir a curgete por maçã e a baunilha por canela. Em termos de consistência não ficou perfeita. Gosto dos doces menos espessos. Penso que contribuiu para isso ter usado a maçã e ter picado os ingredientes antes de estarem cozidos. Por isso, culpa inteiramente minha! Mas quanto a sabor, adorei! Fica fantástica e com uma cor lindíssima. É sem dúvida um ingrediente a incluir em futuros doces e compotas Obrigada Joana por esta ideia brilhante! Aqui vos deixo a minha sugestão:

Para 2 frascos médios

500g de beterraba já descascada e partida em pedaços pequenos
200g de maçã já descascada e partida em pedaços pequenos
500g de açúcar
1 colher de sopa de sumo de limão
1 pau de canela

Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby. Programar 25 minutos, vel. 2, temperatura varoma. Terminado esse tempo retirar o pau de canela e programar 1 min. Vel. 5-7-9. Depois é só colocar o doce nos frascos, tapar e esperar que arrefeça.

Doce de beterraba e maçã

Quero-vos também falar de um convite que tive para o lançamento do novo Catálogo IKEA 2016. Foi na loja de Alfragide, uma manhã bem passada. Foi apresentado o estudo “A Vida em Casa – Momentos Saborosos” que se baseia num questionário a mais de 8000 pessoas em Nova Iorque, Londres, Paris, Berlim, Estocolmo, Moscovo, Bombaim e Xangai a quem a IKEA pediu que falassem sobre o que pensam e quais os seus hábitos diários dentro e em redor das suas cozinhas, no sentido de descobrir de que forma os momentos à volta da comida afetam o seu bem-estar. Para além destas cidades, foi realizado o mesmo estudo em Lisboa, com mais de 1000 respostas de pessoas entre os 18 e 60 anos de idade.


Baseado neste questionário o catálogo deste ano “nasce” da cozinha para o resto da casa. A cozinha, uma área tradicionalmente utilizada apenas para cozinhar, transformou-se num local de múltiplas atividades: é hoje utilizada para receber família e amigos, para as crianças brincarem ou fazerem os seus trabalhos escolares e, acima de tudo, uma divisão onde assinalamos momentos especiais da nossa vida. O Catálogo IKEA 2016 centra-se na cozinha como um todo, já que é o espaço onde plantamos, cozinhamos, servimos e armazenamos alimentos.

O Catálogo IKEA 2016 chega, a partir do dia 24 de agosto, à casa de milhares de famílias em Portugal, inspirado no tema “Tudo começa com a comida” e repleto de novidades de mobiliário e decoração para celebrar a vida em torno da cozinha. Eu já lhe deitei o olho e para não variar está cheio de ideias e objetos lindos, práticos e que ajudam a evitar o enorme desperdício a que muitas vezes assistimos. Não deixem de espreitar as vossas caixas de correio!

Esteve ainda presente o foodie Rodrigo Meneses, que preparou um delicioso prato de salmão fumado para degustação. Estava mesmo MUITO BOM!!! Para terminar uma mesa cheia de coisas boas!




Aproveito também para informar que na loja de Alfragide há um novo espaço de restauração muito mais apelativo. Não deixem de visitar!


3 comentários:

  1. Também nunca experimentei, mas com a Bimby ficamos logo confiantes e esta compota tem uma cor bastante bonita e viva.
    Beijinhos, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de beterraba, confesso que fico curiosa em relação ao doce ;)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...