quarta-feira, 29 de julho de 2015

Farfalle com lulas salteadas

Farfalle com lulas salteadas

Fazer pratos rápidos, simples e diferentes durante a semana não é difícil. Basta um bocadinho de organização (mesmo só um bocadinho!) e um bocadinho de imaginação. Eu não sou pessoa de definir o que vou comer durante a semana. Isso é muito variável. Há os apetites, os imprevistos, os restos… ou seja, regra geral defino no próprio dia o que será o jantar. E a maior parte das vezes fica definido numa ida rápida ao supermercado à hora do almoço. Foi o caso destas lulas salteadas com massa farfalle. Fazem-se depressa e lá em casa todos gostam de pratos de massa. É fazer e ver a satisfação com que comem. Aqui vos deixo a sugestão.

Farfalle com lulas salteadas

300g de massa farfalle
700g de lulas (usei um saco de lulas congeladas e limpas)
5 folhas de couve coração
1 cebola grande
4 dentes de alho
50g de bacon em tiras grossas
Sumo de ½ limão pequeno
Azeite, sal, pimentão-doce e piripiri

Começar por arranjar as lulas partindo-as em rodelas. Lavar bem e deixar a escorrer num passador. Descascar a cebola e os dentes de alho. Partir a couve e o bacon em tiras.

Levar um tacho ao lume com água abundante temperada com sal.

Colocar um fio de azeite generoso numa frigideira e levar a aquecer. Quando estiver quente juntar a cebola cortada em meias luas finas, os dentes de alho picados e as tiras de bacon. Temperar com uma pitada de sal, pimentão-doce e piripiri a gosto. Deixar amolecer e dourar. Quando estiver douradinho, juntar a couve e deixar cozinhar por mais uns minutos, envolvendo de vez em quando. Retirar do lume para outro recipiente e reservar.

Colocar a massa a cozer até ficar al dente. Depois de pronta escorrer, passar por água fria e escorrer novamente. Enquanto a massa coze, colocar novamente um fio de azeite na frigideira e acrescentar as argolas de lula. Regar com um pouco de sumo de limão e temperar com uma pitada de sal. Deixar o lume médio e mexer de vez em quando até toda a água se evaporar.

No fim juntar a massa, as lulas e os legumes. Envolver bem e regar com um fio de azeite. Agora é só desfrutar…

Bom apetite!

Farfalle com lulas salteadas

4 comentários:

  1. Gosto de massa com qualquer coisa e esta está com um ar bem apetitoso.
    Podes mandar a travessa para cá ;)

    ResponderEliminar
  2. As lulas em rodelas e não em tiras, certo?

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...