quarta-feira, 20 de maio de 2015
Folhado de abóbora
Lá em casa tenho usado cada vez mais abóbora manteiga. É relativamente barata, tem um sem fim de utilizações e um sabor delicioso. Gosto especialmente de misturar o seu sabor adocicado com cominhos. Acho que fica uma combinação fantástica, apesar de saber que há muita gente que não aprecia especialmente este sabor. Lá em casa somos fãs. Misturando tudo isso, saiu uma tarte folhada de abóbora juntamente com outos legumes para servir de entrada num lanche ajantarado que tivemos. Também pode ser servida como acompanhamento de uma carne assada, por exemplo. Aqui deixo a sugestão:
1 placa de massa folhada retangular
1 abóbora manteiga pequena
1 cebola
4 dentes de alho
1 alho francês
1 curgete pequena
4 fatias finas de bacon
1 gema de ovo para pincelar
Sementes de abóbora (opcional)
Sementes de girassol (opcional)
Azeite, sal e cominhos
Começar por preparar todos os legumes. Descascar e partir a abóbora em cubos pequenos. Descascas e picar a cebola e os dentes de alho. Partir o alho francês em fatias finas. Descascar e fatiar a curgete. Cortar o bacon em tiras finas.
Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite. Juntar a abóbora e deixar amaciar. Juntar de seguida a curgete, a cebola, os alhos, o alho francês e o bacon. Deixar saltear, juntando mais um fio de azeite e temperando com sal e cominhos. Quando os legumes estiverem macios retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.
Estender a massa folhada e picar o centro com um garfo. Colocar a mistura de legumes no centro da massa e fechar de lado e nas pontas. Dar uns golpes leves com uma faca na massa e pincelar com a gema de ovo. Salpicar com sementes de abóbora e de girassol a gosto. Levar ao forno cerca de 25-30minutos ou até a massa estar estaladiça e dourada. Servir quente ou fria.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
esse folhado de certeza que ficou cheio de sabor.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
apesar de eu nao curtir muito abóbora...isso parece divino...hehehe
ResponderEliminarbj bj
Tantos blogues deliciosos que ainda tenho para descubrir ou para me dedicar mais a fundo...
ResponderEliminarO teu é um deles sem dúvida alguma, Parabéns!
Beijinhos,
http://teresadeodatotudoaolho.blogspot.pt/
huuummm... maravilha!
ResponderEliminarbeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
So o aspecto diz tudo amiga, ficou lindo!
ResponderEliminarbjs
Quando li o título vinha a pensar numa tarte doce mas fui agradavelmente surpreendida com essa versão salgada! Gostei muito!
ResponderEliminar