segunda-feira, 2 de novembro de 2015
Queques de batata-doce - Receitas saudáveis, Jamie Oliver
A semana passada recebi uma proposta que de imediato me “encheu as medidas”. A Porto Editora desafiou-me a ser uma das primeiras leitoras do novo livro do Jamie Oliver - Receitas saudáveis. Claro está que nem pestanejei. Jamie Oliver é um dos meus chefs de eleição desde sempre. Vê-lo cozinhar enche-nos a alma. A paixão que ele dedica a cada pedaço de alimento em que toca faz-nos querer provar e petiscar cada prato por ele confecionado. Por isso, como devem calcular, para mim foi uma enorme honra poder receber e recriar algumas das receitas deste novo livro.
No mais revolucionário dos livros que já publicou, Jamie Oliver ensina a cozinhar de forma saudável e deliciosa. Estas receitas foram criadas com o apoio de médicos e de nutricionistas, depois de algumas viagens às regiões do globo em que a população apresenta maior esperança e qualidade de vida. Por isso, este é o livro perfeito para quem quer comer de uma forma saudável, mas que não sabe por onde começar. O livro está dividido em três capítulos -Pequeno-Almoço, Almoço e Jantar - com propostas equilibradas em termos nutricionais que podem ser combinadas ao longo do dia de modo a não ultrapassar o limite calórico diário de cada pessoa. Além disso, o livro contém muita informação nutricional dada por profissionais, que ajudam a melhorar as nossas escolhas diárias. Repleto de receitas acessíveis e fotografias fantásticas é seguramente um livro a não perder!
Receitas Saudáveis e é publicado pela Porto Editora a 5 de Novembro.
Hoje trago a primeira receita que escolhi. Apesar de estar no separador pequeno-almoço (sim, os ingleses tomam um BOM pequeno almoço!), estes deliciosos queques de batata-doce serviram para um lanche ajantarado e ainda trouxe hoje para o meu almoço. Fiz em formato mais pequeno que na receita original por isso renderam-me bastante mais do que 12. A grande vantagem é que podem fazer a receita completa e congelar parte deles para irem usando conforme as necessidades. Experimentem!
600g de batata-doce ou abóbora manteiga (usei batata-doce)
4 cebolos (não tinha em casa e substitui por duas mãos cheias de agriões… eu sei, nada a ver, mas resultou muito bem!)
1-2 malaguetas vermelhas frescas (usei apenas uma e uma fatia de pimento vermelho)
6 ovos grandes
3 colheres de sopa de requeijão
250g de farinha integral
1 colher de chá de fermento em pó
50g de queijo parmesão (não adoro o sabor e substitui por emmenthal ralado)
1 colher de sopa de sementes de girassol
1 colher de sopa de sementes de papoila
Na receita original a batata-doce entra crua na receita. Mas para acelerar o processo de cozimento no forno resolvi escaldar as batatas 3 minutos em água a ferver e resultou muito bem.
Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Preparar umas formas de queques (cerca de 18) com formas de papel ou forradas com papel vegetal. Reservar.
Num robot de cozinha colocar a batata em pedaços, sem pele e já escaldada e triturar um pouco. Se não tiver robot de cozinha desfazer a batata com um garfo e seguir a restante receita de forma manual. Juntar à batata os cebolos (no meu caso os agriões), a malagueta em fatias e o pimento picado. Partir os ovos e adicioná-los juntamente com o requeijão. Misturar tudo até os ovos estrem bem integrados. Por fim adicionar a farinha e o fermento e voltar a bater para ligar. Colocar colheradas da massa nas formas reservadas e por cima salpicar com as sementes de girassol e de papoila. Levar ao forno cerca de 30 minutos ou até os queques estarem cozidos e douradinhos. Retirar do forno e deixar arrefecer.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Gostei destes queques bem diferentes dos habituais ;)
ResponderEliminarFiquei curiosa porque quando li o título pensei tratar-se de queques doces mas depois de perceber que são salgados fiquei cheia de vontade de experimentar! Beijinhos
ResponderEliminarficaram com um aspeto divinal, devem ser muito saborosos mesmo.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Ficaram bem apetitosos e o livro parece-me bem. Obrigada pela partilha!!!
ResponderEliminarBjinhos
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Gosto muito deste tipo de queques, estão bastante apetitosos!
ResponderEliminarConvido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb
Ficaram lindos!
ResponderEliminarDevem ter ficado muito bons!
Nina
https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/
Excelente sugestão :)
ResponderEliminarFoi uma boa proposta, os muffins provam-no! Estão lindos e parecem deliciosos :)
ResponderEliminar