sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Bifinhos do lombo com couve portuguesa e farinheira

Bifinhos do lombo com couve portuguesa e farinheira

No fim-de-semana passado fomos até terras da Beira Alta. É a terra da minha avó materna, apesar de ela já ter vivido em Lisboa quase toda a sua vida. Seja como for ainda temos lá família e adoramos lá ir sempre que temos oportunidade… infelizmente não calha mais de umas duas vezes por ano (as viagens ficam caras neste país!) e sempre de fugida, mas vimos sempre de coração cheio. Penso sempre como é bom ter a possibilidade de apanhar as coisas da terra e levar diretamente para o tacho ou para sobremesa do almoço. As árvores estão cheias de diospiros, castanhas, kiwis… a terra liberta o alho-francês, as beterrabas e as couves. As abóboras, curgetes e beringelas já foram apanhadas. As batatas estão arrecadadas para o inverno e as cebolas em longas tranças… e pronto, nós aqui a comprar saquinhos de plástico com fruta brilhante mas sem sabor… é triste! Principalmente por ver como as coisas funcionam mal. Por ali ninguém conseguirá dar vazão a tanta produção. Podem ter outro tipo de carências, mas fruta e legumes é coisa que não falta na terra. E há francamente muito desperdício por essas aldeias fora enquanto nas cidades a qualidade de vida é péssima e para comprar uma couve fresca ou 1 quilo de maçãs já tanta gente deita contas à vida. A nós cabe-nos trazer tudo o que nos oferecem de coração. Vimos com o carro cheio sempre que lá vamos e depois é chegar e armazenar, lavar, escaldar, descascar, congelar para que nada se estrague e tudo rentabilize o mais possível. Veio de lá esta bonita couve portuguesa que usei num jantar desta semana. Uma refeição muito simples e rápida de fazer. Com pouquíssimos ingredientes mas que resulta num prato delicioso. Deixo-vos a sugestão:

Bifinhos do lombo com couve portuguesa e farinheira

1 kg de bifinhos do lombo
1 couve portuguesa (pode ser outra qualquer)
4 dentes de alho picados
1 farinheira
Azeite q.b.
1 pitada de sal

Começar por cortar a couve em juliana grossa. Lavar bem, escorrer e reservar.

Levar um tacho ao lume com um fio de azeite. Quando estiver quente colocar os bifinhos a fritar dos dois lados (fiz este passo em 3 vezes por serem bastantes). Juntar os bifinhos todos no tacho e acrescentar os dentes de alho picados e uma pitada de sal. Adicionara a couve em juliana e a farinheira sem pele e desfeita em pedaços. Deixar cozinhar por 4 a 5 minutos. Passado esse tempo envolver a couve e a farinheira nos bifinhos e deixar cozinhar por mais 5 minutos. Fica pronto a servir! Acompanhamos com arroz branco.

Bom apetite!

Bifinhos do lombo com couve portuguesa e farinheira

6 comentários:

  1. Uma receita com sabores do norte só pode mesmo ser muito saborosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspecto delicioso. Também, tenho a sorte de poder contar com produtos caseiros fresquinhos. É uma mais valia em termos de saúde, qualidade e sabor. Bjinhos!!!

    Bom fim-de-semana!!!
    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Adorei tudo nessa receita, tenho de experimentar um dia destes :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  4. É mesmo muito bom ter coisas directamente da terra...terra de verdade! Eu tenho esse privilegio...
    Agora essa combinação de ingredientes é a perfeição ao meu gosto!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  5. É verdade, não há uma boa gestão destas coisas. E é tão bom ter coisas frescas! :)
    Esses bifinhos estão lindos e muito apetitosos ;)

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)