segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Pão de centeio super fácil… mesmo!

Pão de centeio super fácil… mesmo!

Da primeira vez que folheei o novo livro do Jamie Oliver “Receitas saudáveis”, esta receita ficou-me logo debaixo de olho. Pão de centeio super rápido e super fácil? Parece-me bem! Lá em casa o nosso pão é sempre pão “escuro” e cheio de sementes. Todos gostamos e as miúdas não querem outro para os lanches da escola. Por isso fazer um pão de centeio assim tão facilmente pareceu-me logo uma excelente ideia. Mais ainda quando li a receita e percebi que este pão não leveda… nada! Tempo nenhum! Quem me conhece sabe que eu tenho um certo problema com as massas que levedam. Não que corram mal, mas enervam-me… (eu sei, é ridículo!). Eu não sou pessoa de me sentir bem com assuntos pendentes, logo uma massa que fica ali na cozinha a desafiar a minha paciência e a olhar para mim constantemente a lembrar-me que tenho aquilo para acabar… pronto, eu sei… ás vezes faço, mas fiquem a perceber que não sou fã de receitas desse género! Mas bom, voltando ao pão do Jamie… é de facto um pão francamente simples de fazer. Ainda para mais adaptei a receita ao robot de cozinha e num minuto tive o pão pronto para por no forno! Não fica enorme, nem é do tipo fofo. Mas serviu para o lanche de 3 e ainda para o pequeno-almoço, por isso rende bastante. Uma das variantes que usamos foi come-lo com banana e canela? Parece estranho? Não, não é…. Desde miúda que me lembro de comer pão com banana, só que nessa altura faltava-me o pormenor da canela para perceber que era mesmo um lanche perfeito!

Pão de centeio super fácil… mesmo!

Se ainda não folhearam o livro, entrem numa livraria e façam-no! Não se vão arrepender!

Pão de centeio super fácil… mesmo!

250g de farinha de trigo integral - mais um pouco para polvilhar
100g de farinha de centeio
50g de flocos de aveia
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal grosso
1 colher de sobremesa de sementes de girassol (acrescentado por mim)
1 colher de sobremesa de sementes de linhaça (acrescentado por mim)
1 ovo grande
2 iogurtes naturais

Pão de centeio super fácil… mesmo!

Pré-aquecer o forno a 180.ºC e preparar um tabuleiro polvilhando-o com farinha.

Numa taça bater o ovo juntamente com os iogurtes. Reservar.

Colocar todos os restantes ingredientes numa taça larga e envolver. Juntar a mistura de ovo e iogurte e misturar primeiro com a ajuda de um garfo. Quando começar a ficar integrado acabar de amassar com as mãos ligeiramente enfarinhadas. (Num robot de cozinha: 10 seg., vel.5, 1 min. Vel. Espiga).

Colocar a massa no tabuleiro e dar a forma que se deseja ao pão, achatando-o até cerca de 3 cm de altura. Dar uns golpes ligeiros com a faca e levar ao forno cerca de 35-40 minutos. Quando o pão estiver com uma crosta firme e ao bater por baixo parecer oco, está pronto! Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grelha… se conseguirem!

Bom apetite!

Pão de centeio super fácil… mesmo!

13 comentários:

  1. Este livro ficou me na mente ainda não tinha saído:)
    Felizmente recebi um convite de parceria e tive oportunidade de receber esse livro, este fim de semana estava entre duas receitas este teu pãozinho e outro que ó hiper proteico:) foi esse mesmo que fiz vendo agora as fotografias do teu pão ainda fiquei com mais vontade e irei fazer sem duvida este pãozinho as tuas fotografias mostram ainda melhor o quando este pão deve ser delicioso:)
    Obrigada pela partilha:)

    grande beijinho

    Vanessa Silva

    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa! Também estive indecisa, mas este cativou-me mesmo pela simplicidade. É fantástico! Bjs

      Eliminar
    2. É muito fácil mesmo de se o fazer :)

      Vai ser o meu próximo :)

      Beijinhos Maria e obrigada, mais receitas virão né? :)))

      Eliminar
  2. ficou mesmo bonito esse pão, e por dentro parece bem apetitoso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Adoro as receitas do jamie! E esse pao é fantastico! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que bom e se é rápido de se fazer ainda melhor. Adorei e o livro parece-me interessante.
    Bjinhos
    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Esse pão além de aspecto fantástico, é bem saudável e se é rápido de fazer, ainda deve ser rápido de se comer. E com banana e canela tenho a certeza que ficou uma delícia, não fosse eu fã dessa combinação no pão, tal como tu, desde miúda :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  6. Ficou lindo! O problema é mesmo parar de comer! :) Delicia
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  7. A receita é mesmo assim, sem fermento? Por norma as receitas de pão levam sempre um pouco. A não ser que o ovo e os iogurtes sejam os substitutos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla é mesmo assim, sem fermento. Tem bicarbonato de sódio que faz o mesmo efeito ;)

      Eliminar
  8. Haha, gostei da parte das massas lêvedas. Realmente é um bocado irritante :P
    O pão parece muito bom e consistente! Com banana fica bom, apenas acrescentava manteiga de amendoim :D

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)