segunda-feira, 16 de novembro de 2015
Pão de centeio super fácil… mesmo!
Da primeira vez que folheei o novo livro do Jamie Oliver “Receitas saudáveis”, esta receita ficou-me logo debaixo de olho. Pão de centeio super rápido e super fácil? Parece-me bem! Lá em casa o nosso pão é sempre pão “escuro” e cheio de sementes. Todos gostamos e as miúdas não querem outro para os lanches da escola. Por isso fazer um pão de centeio assim tão facilmente pareceu-me logo uma excelente ideia. Mais ainda quando li a receita e percebi que este pão não leveda… nada! Tempo nenhum! Quem me conhece sabe que eu tenho um certo problema com as massas que levedam. Não que corram mal, mas enervam-me… (eu sei, é ridículo!). Eu não sou pessoa de me sentir bem com assuntos pendentes, logo uma massa que fica ali na cozinha a desafiar a minha paciência e a olhar para mim constantemente a lembrar-me que tenho aquilo para acabar… pronto, eu sei… ás vezes faço, mas fiquem a perceber que não sou fã de receitas desse género! Mas bom, voltando ao pão do Jamie… é de facto um pão francamente simples de fazer. Ainda para mais adaptei a receita ao robot de cozinha e num minuto tive o pão pronto para por no forno! Não fica enorme, nem é do tipo fofo. Mas serviu para o lanche de 3 e ainda para o pequeno-almoço, por isso rende bastante. Uma das variantes que usamos foi come-lo com banana e canela? Parece estranho? Não, não é…. Desde miúda que me lembro de comer pão com banana, só que nessa altura faltava-me o pormenor da canela para perceber que era mesmo um lanche perfeito!
Se ainda não folhearam o livro, entrem numa livraria e façam-no! Não se vão arrepender!
250g de farinha de trigo integral - mais um pouco para polvilhar
100g de farinha de centeio
50g de flocos de aveia
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal grosso
1 colher de sobremesa de sementes de girassol (acrescentado por mim)
1 colher de sobremesa de sementes de linhaça (acrescentado por mim)
1 ovo grande
2 iogurtes naturais
Pré-aquecer o forno a 180.ºC e preparar um tabuleiro polvilhando-o com farinha.
Numa taça bater o ovo juntamente com os iogurtes. Reservar.
Colocar todos os restantes ingredientes numa taça larga e envolver. Juntar a mistura de ovo e iogurte e misturar primeiro com a ajuda de um garfo. Quando começar a ficar integrado acabar de amassar com as mãos ligeiramente enfarinhadas. (Num robot de cozinha: 10 seg., vel.5, 1 min. Vel. Espiga).
Colocar a massa no tabuleiro e dar a forma que se deseja ao pão, achatando-o até cerca de 3 cm de altura. Dar uns golpes ligeiros com a faca e levar ao forno cerca de 35-40 minutos. Quando o pão estiver com uma crosta firme e ao bater por baixo parecer oco, está pronto! Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grelha… se conseguirem!
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Este livro ficou me na mente ainda não tinha saído:)
ResponderEliminarFelizmente recebi um convite de parceria e tive oportunidade de receber esse livro, este fim de semana estava entre duas receitas este teu pãozinho e outro que ó hiper proteico:) foi esse mesmo que fiz vendo agora as fotografias do teu pão ainda fiquei com mais vontade e irei fazer sem duvida este pãozinho as tuas fotografias mostram ainda melhor o quando este pão deve ser delicioso:)
Obrigada pela partilha:)
grande beijinho
Vanessa Silva
http://prazeressaudaveis.blogspot.pt
Obrigada Vanessa! Também estive indecisa, mas este cativou-me mesmo pela simplicidade. É fantástico! Bjs
EliminarÉ muito fácil mesmo de se o fazer :)
EliminarVai ser o meu próximo :)
Beijinhos Maria e obrigada, mais receitas virão né? :)))
ficou mesmo bonito esse pão, e por dentro parece bem apetitoso.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Tem tão bom aspecto!
ResponderEliminarAdoro as receitas do jamie! E esse pao é fantastico! Beijinhos
ResponderEliminarQue bom e se é rápido de se fazer ainda melhor. Adorei e o livro parece-me interessante.
ResponderEliminarBjinhos
Tânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida
Vou ter de experimentar este pão!!!!
ResponderEliminarEsse pão além de aspecto fantástico, é bem saudável e se é rápido de fazer, ainda deve ser rápido de se comer. E com banana e canela tenho a certeza que ficou uma delícia, não fosse eu fã dessa combinação no pão, tal como tu, desde miúda :)
ResponderEliminarGulosoqb
Ficou lindo! O problema é mesmo parar de comer! :) Delicia
ResponderEliminarNina
https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/
A receita é mesmo assim, sem fermento? Por norma as receitas de pão levam sempre um pouco. A não ser que o ovo e os iogurtes sejam os substitutos
ResponderEliminarCarla é mesmo assim, sem fermento. Tem bicarbonato de sódio que faz o mesmo efeito ;)
EliminarHaha, gostei da parte das massas lêvedas. Realmente é um bocado irritante :P
ResponderEliminarO pão parece muito bom e consistente! Com banana fica bom, apenas acrescentava manteiga de amendoim :D