quarta-feira, 18 de novembro de 2015
Pudim de maçã
Tinha esta receita recortada para experimentar há muito tempo. É uma receita de um pudim de maçã da Sidul. Para não variar lá fiz as minhas alterações. Este pudim foi uma das sobremesas do almoço de domingo, um almoço de família daqueles bem prolongados. Seguiu-se um passeio a pé para ajudar na digestão. Fomos ao LX Factory, que adoramos e visitamos sempre que surge oportunidade. Preferimos sempre os domingos porque é dia de feira e a animação é sempre garantida. Se não conhecem, guardem uma tarde para visitar este espaço alternativo. É mesmo muito giro! Quanto ao pudim, não tenho foto do interior, mas fica um pudim denso e muito pouco enjoativo. Aqui fica:
1 kg de maçãs pesadas com casca
1 pau de canela
1/2 cálice de vinho do Porto
5 ovos
250g de açúcar
50g de farinha com fermento (ou uma colher de café de fermento se não tiverem farinha com fermento)
Caramelo para a forma (uso de compra)
Começar por descascar as maçãs e partir em pedaços. Colocar num tacho e levar ao lume com o pau de canela e o vinho do Porto. Deixar cozer. Depois de cozida, retirar do lume e deixar arrefecer um pouco. Dispensar o pau de canela e reduzir a maçã a puré.
Aquecer o forno a 180.ºC .
Ao puré de maçã juntar os ovos e o açúcar e bater muito bem. Por fim juntar a farinha e bater novamente até estar um creme liso e limpo de grumos.
Untar uma forma de pudim com caramelo e colocar o preparado na forma. Colocar o pudim no forno em banho-Maria (colocar a forma dentro de outro recipiente com água a ferver até cerca de metade da altura da forma do pudim) e deixar cozer por 45-50 minutos. Verificar se o pudim está cozido (tal qual como nos bolos) desligar o forno e deixar o pudim arrefecer dentro do banho-Maria. Depois de frio colocar o pudim no frigorífico (o ideal é de um dia para o outro ou pelo menos 4 a 5 horas). Desenformar para um prato antes de servir.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Sendo eu uma grande apreciadora de maça tenho de experimentar a receita. Pudim de maçã parece ser uma óptima sugestão. Obrigada pela partilha!!!
ResponderEliminarTânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida
Deve ficar com bastante gostinho a maçã, mesmo como eu gosto! Beijinhos
ResponderEliminarNunca experimentei de maçã mas deve ser bem saboroso :)
ResponderEliminarGulosoqb
que bom aspecto
ResponderEliminarAdoro este tipo de pudins! Deve ter ficado uma tentação!
ResponderEliminarObrigada :)
Nina
www.facebook.com/cantinhodapartilha
deve ser uma delicia!
ResponderEliminarBeijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Que pudim vistoso e bonito! Nunca fiz nenhum com esse sabor :)
ResponderEliminarfiz e nao correu bem depois lembrei me que na receita nao vem mencionado o leite... será disso?
ResponderEliminarNão, esta receita não leva leite.... :( Que pena que tenha corrido mal...
Eliminare coloquei o fermento pois nao tinha farinha na altura
ResponderEliminar