sexta-feira, 1 de março de 2013

Empadão de domingo

Empadão de domingo

Hoje trago uma sugestão para o fim-de-semana. Empadão é empadão, é certo, mas empadão de domingo é um empadão que leva mais ingredientes, e principalmente é o empadão que eu prefiro fazer porque toda a gente come legumes e ainda pedem mais! Exatamente por ser almoço de dominngo, almoço tranquilo de família, não me apeteceu tirar foto do interior... ficará para a próxima! Aqui fica a sugestão:

500g de carne picada
1 cebola
4 dentes de alho
2 cenouras pequenas
300g de cogumelos frescos
1 alho francês
4 raminhos de salsa
Azeite q.b.

Para o puré (na Bimby)
700g de batata
300g de batata-doce
400g de leite
50g de margarina
Sal e noz moscada a gosto

1/3 de chouriço de carne
Queijo emmenthal ou mozarela a gosto

Começar por picar num robot de cozinha todos os legumes que vão cozinhar com a carne. Colocar os legumes num tacho e regar com um fio de azeite. Levar ao lume e deixar cozinhar uns 10 minutos. Juntar a carne picada e envolver bem. Deixar cozinhar em lume brando, ajustando o tempero com um pouco de sal ou ervas a gosto.

Enquanto a carne cozinha prepara-se o puré de batata. Eu faço na Bimby, mas pode-se fazer de qualquer maneira como é evidente.

Colocar todos os ingredientes no copo, com exceção da manteiga. Programar 30 min., tem. 90, vel. 1. No fim desse tempo juntar a margarina e passar o puré na vel. 4 até ter a consistência desejada.

Montar o empadão num tabuleiro colocando uma camada de puré, uma de carne e terminando novamente com puré. Por cima colocar rodelas de chouriço e queijo a gosto. Levar ao forno a gratinar.

Comemos acompanhado de uma salada simples.

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Olá, Maria João!
    Que aspecto fantástico ;)... Adorei :)... Bjokas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. que bom aspecto... o meu almoço de domingo é frango assado, mas talvez mude para este empadãozinho a ver como corre.. ;)
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Muito bom o seu empadão:)
    Até me deu vontade de comer.bjs

    ResponderEliminar
  4. Una propuesta muy tentadora, igual que la de los cuadrados!
    Quería decirte también que nos ha encantado el arroz con setas congeladas en la bimby! La apunto en mis recetas cotidianas! Gracias!
    Besos y feliz semana!

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)