quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Molotof

Molotof com leite creme

Aos anos que andava para fazer molotof! Literalmente, anos! Com 20 claras para gastar no congelador, enchi-me de coragem e foi desta! Usei a receita do Mesa para 4 e sabia que não iria falhar! Nunca falham! Obrigada mais uma vez! Fiz um molotof de 12 claras e cheguei à brilhante conclusão que só me arrependo de não ter experimentado antes. É tão, mas tão simples, que não sei de que é que andava à espera! Usei leite-creme na cobertura. O ideal seria doce de ovos, bem sei, mas precisava mesmo de gastar as claras. Também pode ser servido simples. Aqui fica, com todos os truques e dicas aplicados:

(As proporções são sempre as mesmas consoante o n.º de claras usadas)
12 claras
12 colheres de sopa de açúcar + 1 – 13 colheres
4 colheres de sopa de caramelo líquido (Usei de compra)
1 pitada de sal

Para a cobertura
½ litro de leite
1 pacotinho de leite creme instantâneo
3 colheres de sopa de açúcar

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina, como se fosse para um bolo, mas sem polvilhar de farinha. Reservar.
Numa taça grande colocar as claras com uma pitada de sal fino e bater até ficarem formadas em castelo. Continuar a bater e adicionar o açúcar a pouco e pouco até apresentar uma consistência de merengue bem firme. Adicionar o caramelo e envolver. Colocar na forma e bater com a forma na bancada de maneira a rebentar as bolhas de ar que se tenham eventualmente criado. Colocar no forno 12 minutos (1 minuto por cada clara). Quando terminar o tempo, desligar o forno e deixar o molotof lá dentro mais 30 minutos. NUNCA abrir a porta do forno. Terminado esse tempo, retirar e evitar mudanças súbitas de temperatura (como janelas abertas, correntes de ar, etc.!). Desenformar para um prato largo. É natural que ele desça um pouco.

Enquanto o molotof está no forno fazer o leite-creme de acordo com as instruções da embalagem. Deixar arrefecer antes de colocar por cima do Molotof. É natural que crie aquela capinha dura por cima, mas retira-se com uma colher e coloca-se apenas a parte mais líquida.

Bom apetite!

16 comentários:

  1. Também faço assim e desde então nunca falha, ficam lindos e não murcham. Antes era um desgosto fazer um molotof hehehe

    ResponderEliminar
  2. Estou como tu, nunca fiz. Mas ando cheia de vontade, e ao ver esta delicia com mais vontade fiquei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ficou apetitoso!
    pode ser uma fatiazinha para mim sff! ;)

    ResponderEliminar
  4. que delicia adoro molotof, e esse está com um aspecto de não comer só uma fatia...

    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu também costumo fazer para aproveitar as claras, e para a cobertura uso apenas caramelo e ninguém reclama,para evitar desgostos faço de véspera e deixo a noite toda no forno, assim não há mudanças de temperatura, logo ñ há perigo de acidentes!

    ResponderEliminar
  6. É dos meus pudins favoritos, mas costumo fazê-lo com cobertura de creme de ovos. O teu está com um aspecto delicioso! Que bem calhava agora mesmo uma fatia! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. a d o r o molotofs. A minha mãe quando eu era miúda fazia sempre nas festas de anos e este está, como não poderia deixar de ser... divinal. Beijinhos***

    ResponderEliminar
  8. Ficou lindo e viçoso um belo aproveitamento de claras sem dúvida, e com o pudim também vai muito bem.Parabéns e tem um bom dia de REIS!!

    ResponderEliminar
  9. Está muito Gulosoooooooooooo

    parabéns

    jinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá,

    Que lindo ficou esse molotof :)

    Beijo, Carla

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Ficou lindo e muito guloso.



    Bjinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  12. Oi! Parabéns pelo blog, está demais! Nossa, nunca tinha ouvido falar sobre esse doce, parece muito bom hein? vou experimentar fazer!

    Bjs
    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  13. E ainda bem que arriscaste. Ficou lindo ;)

    ResponderEliminar
  14. Ficou lindo!!! Vou tentar fazer. Gosto muito de tuas receitas!!! beijo, Ro
    http://agendadecasa.blogspot.com

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)