quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Molotof
Aos anos que andava para fazer molotof! Literalmente, anos! Com 20 claras para gastar no congelador, enchi-me de coragem e foi desta! Usei a receita do Mesa para 4 e sabia que não iria falhar! Nunca falham! Obrigada mais uma vez! Fiz um molotof de 12 claras e cheguei à brilhante conclusão que só me arrependo de não ter experimentado antes. É tão, mas tão simples, que não sei de que é que andava à espera! Usei leite-creme na cobertura. O ideal seria doce de ovos, bem sei, mas precisava mesmo de gastar as claras. Também pode ser servido simples. Aqui fica, com todos os truques e dicas aplicados:
(As proporções são sempre as mesmas consoante o n.º de claras usadas)
12 claras
12 colheres de sopa de açúcar + 1 – 13 colheres
4 colheres de sopa de caramelo líquido (Usei de compra)
1 pitada de sal
Para a cobertura
½ litro de leite
1 pacotinho de leite creme instantâneo
3 colheres de sopa de açúcar
Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina, como se fosse para um bolo, mas sem polvilhar de farinha. Reservar.
Numa taça grande colocar as claras com uma pitada de sal fino e bater até ficarem formadas em castelo. Continuar a bater e adicionar o açúcar a pouco e pouco até apresentar uma consistência de merengue bem firme. Adicionar o caramelo e envolver. Colocar na forma e bater com a forma na bancada de maneira a rebentar as bolhas de ar que se tenham eventualmente criado. Colocar no forno 12 minutos (1 minuto por cada clara). Quando terminar o tempo, desligar o forno e deixar o molotof lá dentro mais 30 minutos. NUNCA abrir a porta do forno. Terminado esse tempo, retirar e evitar mudanças súbitas de temperatura (como janelas abertas, correntes de ar, etc.!). Desenformar para um prato largo. É natural que ele desça um pouco.
Enquanto o molotof está no forno fazer o leite-creme de acordo com as instruções da embalagem. Deixar arrefecer antes de colocar por cima do Molotof. É natural que crie aquela capinha dura por cima, mas retira-se com uma colher e coloca-se apenas a parte mais líquida.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Também faço assim e desde então nunca falha, ficam lindos e não murcham. Antes era um desgosto fazer um molotof hehehe
ResponderEliminarEstou como tu, nunca fiz. Mas ando cheia de vontade, e ao ver esta delicia com mais vontade fiquei.
ResponderEliminarBeijinhos
Ficou bem guloso!
ResponderEliminarficou apetitoso!
ResponderEliminarpode ser uma fatiazinha para mim sff! ;)
que delicia adoro molotof, e esse está com um aspecto de não comer só uma fatia...
ResponderEliminarbjinhos
Adoro!! =) *
ResponderEliminarEu também costumo fazer para aproveitar as claras, e para a cobertura uso apenas caramelo e ninguém reclama,para evitar desgostos faço de véspera e deixo a noite toda no forno, assim não há mudanças de temperatura, logo ñ há perigo de acidentes!
ResponderEliminarÉ dos meus pudins favoritos, mas costumo fazê-lo com cobertura de creme de ovos. O teu está com um aspecto delicioso! Que bem calhava agora mesmo uma fatia! Beijinhos.
ResponderEliminara d o r o molotofs. A minha mãe quando eu era miúda fazia sempre nas festas de anos e este está, como não poderia deixar de ser... divinal. Beijinhos***
ResponderEliminarFicou lindo e viçoso um belo aproveitamento de claras sem dúvida, e com o pudim também vai muito bem.Parabéns e tem um bom dia de REIS!!
ResponderEliminarEstá muito Gulosoooooooooooo
ResponderEliminarparabéns
jinhos
Olá,
ResponderEliminarQue lindo ficou esse molotof :)
Beijo, Carla
Olá,
ResponderEliminarFicou lindo e muito guloso.
Bjinhos e bom fds
Oi! Parabéns pelo blog, está demais! Nossa, nunca tinha ouvido falar sobre esse doce, parece muito bom hein? vou experimentar fazer!
ResponderEliminarBjs
Bom final de semana
E ainda bem que arriscaste. Ficou lindo ;)
ResponderEliminarFicou lindo!!! Vou tentar fazer. Gosto muito de tuas receitas!!! beijo, Ro
ResponderEliminarhttp://agendadecasa.blogspot.com