sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Compota de Inverno

Compota de Inverno

Desta vez, e como a quantidade era muita, optei por fazer um docinho no tacho. Sem dúvida alguma, é muito, mas mesmo muito mais prático na D. Bimby. Seja como for, aqui fica a receita, retirada de um livro de Doces e Compotas que me foi oferecido e onde apenas utilizam açúcar gelificante.

900g de maçã sem casca e sem caroços
sumo de 1 limão
500g de açúcar gelificante
100g de passas
Grãos de uma romã
1 pitada de canela

Num tacho grande, colocar a maçã, o sumo de limão e o açúcar. Levar ao lume e deixar levantar fervura. Quando isso acontecer, juntar a romã e as passas. Quando começar a borbulhar novamente, deixar ferver cerca de 4 minutos, mexendo sempre. Ao fim desse tempo, retirar o tacho do lume, misturar a canela e deitar de imediato o doce em frascos esterilizados. Fechar as tampas e voltar os frascos ao contrário. Deixar arrefecer nessa posição.

Bom apetite!

Compota de Inverno

18 comentários:

  1. que optimo aspecto!
    eu só tinha modificado uma coisa, triturava tudo e depois é que juntava as passas e os pinhoes (não gosto de compotas com pedaços) ;)

    ps - eu nao sei fazer compotas no tacho, só na bimby mesmo ;)

    ResponderEliminar
  2. Está perfeito para comer com umas bolachinhas.

    ResponderEliminar
  3. Ficou Fantàstico amiga , deve ser uma delicia, sem duvida.

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto!!...Deve ter ficado maravilhoso!!
    Podes dizer-me onde comprar o açucar gelificante?
    Muito obrigada
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu comprei no supermercado Aldi. Mas parece que já não estão a receber mais...

    ResponderEliminar
  6. Ai que boa compota.
    Também fiquei com dúvidas sobre o açucar. Nunca usei nem vi à venda (pelo menos nunca reparei). A diferença é que solidifica mais rápido?

    ResponderEliminar
  7. Sim, este açúcar só deve ferver 2 a 3 minutos. Mas pode-se fazer com açúcar normal. É uma questão de deixar mais tempo ao lume...

    ResponderEliminar
  8. Acho que não ia gostar. Detesto passas =/ *

    ResponderEliminar
  9. Que compota mais deliciosa assim com os bocadinhos de maça.
    Olhei para esses teus potes e parece-me que são iguais a uns que tenho (comprei-os no Ikea) em setembro fiz doce de figo e coloquei neles e passado pouco mais de um mês estava o doce acedo, depois é que me apercebi que eram frasco para especiarias. Verifica os teus para nao se estragar esta compota maravilhosa que nos apresentas. Espero que nao leve a mal o meu reparo. bjs

    ResponderEliminar
  10. :)) Não levo nada a mal! Gosto muito de receber boas dicas! A discrepância entre as receitas que publico e o tempo a que já estão feitas é tão grande, que estas compotas já não existem há muuuuito tempo! :DD

    Mas fica a indicação para a próxima vez! Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Olá! Adorei o aspecto deste doce e gostaria muito de o fazer mas não faço a pequena ideia de que é o açucar gelificante ou onde o comprar. Podes ajudar-me?
    Obrigada Annie

    ResponderEliminar
  12. Olá! dantes havia nos supermercados ALDI. Parece que agora já não recebem. Seja como for, pode ser feito com açúcar normal, demora é mais tempo ;)

    ResponderEliminar
  13. Oh que chatice! Bom lá terá que ser de modo tradicional. Será que juntar gelatina em pó não poderá resultar? Um pouco de gelatina em pó com açucar. Hummm...

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)