Era suposto ter colocado esta receita durante o “World Bread Day”, mas na altura estive com problemas no Blogger e no Flickr e não consegui de maneira nenhuma cumprir o calendário. Ficou meia esquecida, mas agora surgiu a oportunidade perfeita de a trazer à luz, uma vez que merece o seu devido destaque. E a oportunidade perfeita foi o convite da Moira, da
Tertúlia de Sabores para participar em mais um aniversário do seu fantabulástico blog. Mas, mais uma vez, completamente aérea e distraída, troquei-me toda e confundi as datas!!!!! O aniversário foi a 20… Tenho mesmo que comprar uma agenda para o próximo ano! Seja como for, minha amiga, aqui fica a minha humilde participação na tua comemoração.
É um pão muito simples de fazer e muito saboroso. Eu fiz na Bimby, mas facilmente se adapta à Máquina de Fazer Pão ou até mesmo ao método tradicional das mãos. A receita vi espalhada por vários blogs espanhóis, mas esta concretamente retirei do blog “
Las libretas de Calohe”, que aconselho vivamente a visita. A cebola frita comprei no Ikea, mas depois disso já comprei novamente no El Corte Inglês, sensivelmente ao mesmo preço. Aqui fica:
170g de água
1 colher de sopa de azeite
1 noz de manteiga
1 colher de café de açúcar
1 colher de café de sal fino
300g de farinha T65
1 pacotinho de fermento de padeiro
50g de cebola frita
Leite para pincelar
Colocar no copo da Bimby a água e o açúcar e programar 2 min., 37.ºC, vel. 2. Juntar a manteiga e envolver 5 seg., vel. 6. Com a espátula limpar as paredes do copo.
Colocar metade da farinha, juntamente com o fermento e programar 14 seg., vel. 6.
Adicionar a restante farinha e o sal e programar 2 min., vel. Espiga.
Juntar a cebola e o azeite e programar novamente 2 min., vel. Espiga.
Colocar a massa num recipiente que possa ir ao forno, tapar bem (usei papel de alumínio) e colocar no forno cerca de uma hora a 50.ºC.
Ao fim desse tempo, retirar e dar a forma desejada, pincelar com leite, colocar num tabuleiro enfarinhado ou anti-aderente e levar novamente ao forno, ainda tapado, mais 45 minutos a 50.ºC. Ao fim desse tempo aumentar a temperatura para 200.ºC, até que o pão esteja dourado.
Bom apetite!