quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Queques de chocolate

Queques de chocolate

Apesar de darem mais trabalho a fazer que um bolo normal, eu gosto de queques! O meu ideal de queques, eram aqueles que dantes se vendiam em qualquer pastelaria, os queques das “maminhas”. Infelizmente já não se vêem muito por aí! Por aqui, os queques são definitivamente mais caseiros. Eu preferia dos outros, mas por agora é o que há! Aqui fica:

150g de margarina
2 ovos
1 chávena de chá de farinha
1 chávena de chá de açúcar
¾ de chávena de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Preparar as forminhas dos queques, forrando-as com forminhas de papel (esta é a maneira mais prática. Pode sempre usar-se o método tradicional de untar as forminhas, e depois de prontos, colocá-los em forminhas de papel). Numa taça juntar a margarina e o açúcar, e bater até obter uma massa homogénea. Juntar agora o chocolate em pó, os ovos e a farinha. Misturar bem, sem bater. Encher as forminhas de queques até ¾ e levar ao forno cerca de 15 minutos, até estarem cozidos, mas sem deixar secar. Retirar e deixar arrefecer.

Bom apetite!

Queques de chocolate

20 comentários:

  1. Olha antes fazia imenso queques para as manas, depois com tanta receita esta foi caindo no esquecimento. Falas dos de pastelçeria mas ja viste bem o aspecto dos teus?? Mto bonitos!!

    ResponderEliminar
  2. Com o início das aulas e os lanches que todos os dias se querem diferentes, aqui está uma óptima sugestão!
    Ficaram mesmo fantásticos!

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto ! Queques com maminhas podes encontrar uns óptimos, que estão sempre a sair quentinhos, na Ericeira numa padaria no jogo da bola, não tem nada que enganar é só seguir o cheiro! Bjs

    ResponderEliminar
  4. que delicia!parecem estar na montra de uma pastelaria!ficaram lindos!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Ai que bonitos!!! Tenho de experimentar!
    Mafalda

    ResponderEliminar
  6. tem piada, o meu filho quando como um queque, ou o pede no cafe´, pede sempre como " ma~e quero um queque com maminhas"...

    Esta com um aspecto maravilhoso estes...

    jinhos

    ResponderEliminar
  7. Que lindos, as fotos ficaram maravilhosas, comeria um agora mesmo, parabéns! Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Olha que esses queques ficaram soberbos...
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Eu agora até comia um... Hummmmmmmmmmmmmmmm!

    Leiam, e digam-me o que pensam:
    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N3114

    ResponderEliminar
  10. dao trabalho mas eu tambem gosto de fazer queques de vez em quando
    por acaso ja nao faço a uns tempos
    estao uma delicia
    beijinho

    ResponderEliminar
  11. Olá, os queques têm óptimo aspecto.

    As forminhas de papel, onde as comprou? Nas grandes superfícies só encontro totalmente brancas e queria umas deste género para a festinha de 1 aninho do meu pequenino.

    O blog é maravilhoso.

    ResponderEliminar
  12. Obrigada Carina! Quanto ás forminhas, estas foram oferecidas. Mas podem ser encontradas forminhas de papel com padrões em lojas de artigos de pastelaria (há várias on-line) ou até mesmo em algumas lojas chinesas.

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  13. CORREU-ME SUPER MAL FIQUEI ARREPENDIDA DE TER FEITO

    ResponderEliminar
  14. Pois, tenho pena, cá por casa correram muito bem!

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)