terça-feira, 7 de setembro de 2010

Bolo de leite evaporado

Bolo de leite evaporado

Precisava de um bolo rápido e fácil de fazer, tendo principalmente em conta o pouco que tinha em casa para usar. Nada como consultar o meu “caderninho” de receitas retiradas da net (um dossiê A4, de lombada larga, dividido em mais de 20 separadores). Este pareceu-me tão, mas tão simples, que não tive dúvidas. Baseei-me numa receita do blog “Bocados de Cielo”, mas alterei-a por completo em termos de quantidades. A receita levava 200g de leite evaporado, e a minha lata tinha 380g. Sabia que não valia a pena guardar, uma vez que não lhe daria mais uso, e como não gosto de deitar nada fora, adaptei a receita à quantidade da minha lata. Como tal, aqui fica a minha versão adaptada. Eu usei a Bimby, mas faz-se com batedeira ou robot de cozinha.

380g de leite evaporado (1 lata)
350g de farinha
5 ovos
250g de açúcar
120ml de óleo ou azeite (120g para quem usar a Bimby)
1 colher de café de essência de baunilha (opcional)
Raspa da casa de um limão (ou laranja)
1 colher de chá, bem cheia, de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Colocar todos os ingredientes numa taça, ou robot de cozinha, e bater bem, até ficar uma mistura homogénea. Untar e polvilhar uma forma, com margarina e farinha, e levar ao forno cerca de 40-50 minutos. Verificar a cozedura com um palito, retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer.

Bom apetite!

3 comentários:

  1. Ficou mesmo a meu gosto, simples e certamente bem saboroso!

    ResponderEliminar
  2. Ficou com uma cor que o torna muito apetecível.
    Deve ser delicioso.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. nunca usei esse leite evaporado e ate a pouco tempo nem sabia o que era
    esta lindo
    beijinho

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)