sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Bolo de claras com cenoura



Tal como vos tinha dito esta semana foi recheada de doces. Hoje trago um bolo de claras. No outro dia a dar uma volta ao congelador percebi o enorme número de claras que tinha congeladas. Tinha que as começar a gastar com alguma urgência e tire logo 10. Tinha a ideia de fazer um pudim de claras, mas não tinha tempo para todos os preceitos que os pudins de claras exigem e passei para a solução de um bolo. O pudim cá chegará com o tempo… Para fazer um bolo de claras diferente decidi adicionar cenoura e canela. Ficou muito bom. Mas atenção, é daqueles bolos que ficam inevitavelmente “mal cozidos”, que eu adoro, mas há quem não goste. Fica um bolo de tamanho bastante razoável e pouco doce. Serviu para sobremesa de mais um almoço de família no domingo passado.



10 claras de ovo
1 pitada de sal
150g de margarina vegetal amolecida
180g de açúcar
1 iogurte natural
2 cenouras de tamanho médio raladas finamente
1 colher de chá de canela
250g de farinha
1 colher de chá de fermento

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda com margarina e forrar com papel vegetal. Untar novamente com margarina e reservar.

Bater a margarina com o açúcar até obter um creme. Juntar o iogurte, as cenouras raladas e a canela e bater novamente. Adicionar a farinha e o fermento e envolver. Fica uma massa bastante consistente.

Noutra taça bater as claras com uma pitada de sal até ficarem bem firmes. Juntar uma colherada de claras à massa já preparada e envolver de forma delicada com a ajuda de uma colher em movimentos circulares debaixo para cima e sem bater. Repetir a operação adicionando colheres de claras pouco a pouco. Colocar a massa na forma reservada e levar ao forno cerca de 50 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e desenformar com a ajuda do papel vegetal.

Depois de frio polvilhar com açúcar em pó.

Bom apetite!

6 comentários:

  1. É que vem mesmo a calhar! Acabei de ralar finamente cenoura a mais para um prato salgado e como sobrou acho que vou fazer este bolo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro bolos assim com textura de mal cozido. Perfeito.
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Aí meu Deus... Mais um que tenho de experimentar... Assim não aguento! Realmente as mais simples são as melhores!!! " Menos é mais"

    Continuação de ótimas receitas...

    Manu

    ResponderEliminar
  4. Adoro a textura das coisas com claras! Esse bolinho é cá dos meus :D

    ResponderEliminar
  5. Esta receita tem a cara da minha irmã: bolo mal cozido e relativamente saudável (claras, cenouras e iogurte!). Vou ter de partilhar ;)

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)