Esta semana acho que só vos vou trazer doces. Não que os tenha feito todos ao mesmo tempo nem no mesmo fim-de-semana (perguntam-me isso tantaaaaaaaaas vezes), mas porque são as receitas que vou tendo pendentes. Hoje trago um bolo de iogurte muito simples. Aproveitei um iogurte de stracciatella que tinha no frigorífico e limitei-me a acrescentar umas pepitas de chocolate preto. É a grande vantagem dos bolos de iogurte. Resultam de mil e uma maneiras diferentes. Quanto às pepitas de chocolate, se tiverem dificuldade em encontrar (os preços mais acessíveis são no Aldi, Lidl e Minipreço) podem partir a mesma quantidade de uma tablete de chocolate da mesma qualidade em pedaços pequenos e o problema fica resolvido.
4 ovos
200g de açúcar
1 iogurte de stracciatella
1 copo de óleo vegetal (copo do iogurte)
200g de farinha + 1 colher de sobremesa
1 colher de chá de fermento
100g de pepitas de chocolate
Colocar as pepitas de chocolate numa taça e acrescentar uma colher de sobremesa de farinha. Envolver e reservar.
Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.
Começar por bater muito bem os ovos com o açúcar até ficar um creme macio. Juntar o iogurte e o óleo e bater novamente. Adicionar a farinha e o fermento e bater apenas até ficar integrado. Por último acrescentar as pepitas reservadas e envolver com uma colher sem bater. Levar ao forno cerca de 30-35 minutos. Verificar a cozedura, retirar e desenformar.
Bom apetite!
Adoro bolos de iogurte, e faço com iogurte de pedaços ou sabores mais gulosos! Este deve ser tão bom! :) Já comia uma fatia generosa!
ResponderEliminarEra tudo o que me sabia bem neste momento! Beijinhos
ResponderEliminarSim, os bolos de iogurte além de versáteis, são muito rápidos.Também são os que mais faço. Ainda esta semana fiz um de iogurte mas substitui o óleo por leite (vi no blog da Mafalda Agante), mas ainda não publiquei. Ficou muito bom, também e é uma opção mais saudável.
ResponderEliminarVou só acrescentar que as pepitas de chocolate também são muito em conta no E. Leclerc. É onde costumo comprar pois nem sempre há no Lidl. No E. Leclerc 100gr custam 0.99€.
Bjs
Ana
Eu adoro bolos de iogurte por serem fofos e húmidos ao mesmo tempo. Este está perfeito para eu comer agora ao lanche com um chá quente (é que hoje está mesmo frio).
ResponderEliminarBeijinhos, se quiseres vem visitar-me em
Gulosoqb.blogspot.pt
Facebook.com/gulosoqb
Que bom aspeto!
ResponderEliminarIsabel Sà
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Adoro bolo de iogurte e este está qualquer coisa de delicioso! Esse aspecto rústica dá mesmo vontade de roubar umas fatias! :)
ResponderEliminarÉ mesmo um bolo versátil e fica sempre bem...
ResponderEliminarBjoka
Rita
Adoro bolo de iogurte e a sua versão agradou-me bastante. Obrigada pela dica das pepitas mais em conta.
ResponderEliminarBeijinhos!!
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
O meu filho ia adorar esta versão. Mesmo a calhar para um bolinho de anos em casa (depois da festinha com os amigos). Mas onde posso encontrar pepitas de chocolate? Já tenho procurado e não encontro. Obrigada e beijinhos
ResponderEliminarOlá Ana,
Eliminara resposta está no texto introdutório :) "Quanto às pepitas de chocolate, se tiverem dificuldade em encontrar (os preços mais acessíveis são no Aldi, Lidl e Minipreço) podem partir a mesma quantidade de uma tablete de chocolate da mesma qualidade em pedaços pequenos e o problema fica resolvido."
Desculpem, saltei essa parte. Ando meio distraída por causa do meu pequenino de 7 meses. Vou fazer hoje e depois digo como correu. Obrigada :)
EliminarAii o que eu dava para comer agora uma fatia desse bolinho ;)
ResponderEliminarTem um aspeto muito bom :) E essas pepitas devem fazer toda a diferença :D :D
ResponderEliminarMas porque envolve as pepitas em farinha?
Sandra, para elas não afundarem todas na massa :) Nem sempre resulta, mas ajuda muito!
EliminarTambém achei que teria alguma coisa a ver com isso, mas queria ter a certeza :)
EliminarObrigado Maria João :)
Com esse iogurte o sabor deve ficar fenomenal :)
ResponderEliminar