quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Coelho frito na Actifry


Sempre gostei de coelho. É uma carne magra e muito saborosa. Desde miúda que me lembro de comer coelho. Eu e a minha irmã passávamos o mês de Setembro com os meus avós maternos, uma prima e mais alguma família que ia aparecendo durante o mês. Era sempre um mês de brincadeira na rua, na horta, a mexer na terra, a ir à feira e a brincar às mercearias. Corríamos rua abaixo e rua acima, íamos buscar água à fonte e comer gelados no único café da aldeia. Passávamos a tarde no pinhal enquanto o meu avô cortava fenos para servirem de cama e fazia apitos com canas que cortava. Muitas vezes molhávamos os pés no rio da Tabuaça. Era bom! Era mesmo muito bom! E por essa altura o coelho para mim só se comia de uma maneira, cozido num tacho com arroz… e aquilo sabia-me a pedacinho de céu! Hoje em dia já como coelho de muitas outras formas, apesar de o confecionar muito raramente porque o homem lá de casa não aprecia. Aproveitei um dia em que o pai foi navegar para o Tejo e fiz coelho para o almoço das três. Deu para matar saudades e as miúdas adoraram também. Para quem não é apreciador de coelho pode usar esta receita com frango. O processo é exatamente o mesmo. A carne foi confecionada na Actifry Express juntamente com tâmaras e vagens de feijão verde… e ficou maravilhosa! Deixo-vos a sugestão:



1 coelho limpo e partido em pedaços
Sumo de 1 laranja
6 dentes de alho
1 colher de sobremesa de caril em pó
1 colher de café de cominhos em pó
Sal q.b.
1 mão cheia de vagens de feijão-verde
1/ chávena de chá de tâmaras sem caroço partidas em pedaços

Numa taça grande colocar o coelho e temperar com uma pitada de sal, o sumo da laranja, o caril e os cominhos. Deixar marinar 30 minutos.

Colocar o coelho juntamente com a marinada na cuba da Actifry. Regar com meia colher medida Actifry de azeite e programar 10 minutos. Terminado esse tempo adicionar as tâmaras e o feijão-verde. Programar mais 15 minutos. Terminado esse tempo está douradinho e pronto a servir!

Bom apetite!



3 comentários:

  1. Ainda não me consegui decidir mas acho que vou mesmo investir numa actifry! Esse coelho está com um aspeto delicioso!

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto tão bom. Adoro.
    Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    http://bimbysaboresdavida.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Que ótimas memórias! Com elas aposto que o coelho até sabe melhor :) E é difícil, ele já tem tão bom aspeto :D

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)