sexta-feira, 2 de março de 2012
Quiche do que há…
Não sei se já tive oportunidade de dizer, mas lá em casa as quiches nunca seguem uma receita rígida. Ficam sujeitas ao que há no frigorífico ou na dispensa numa criativa mistura de sabores. Além disso, as quiches são raras. Não tem grandes apreciadores lá por casa, com exceção de mim própria, por isso são feitas normalmente para reuniões familiares. Foi o caso desta. Aqui fica a sugestão:
1 base de massa quebrada
5 ovos
2 iogurtes naturais
1 bife de fiambre
½ alheira de carne
1 chávena de chá de milho doce
8 cogumelos frescos
Brócolos (o equivalente a 1 chávena de chá)
1 alho francês
Queijo mozarela ralado
Queijo emmenthal ralado
Sal
Pimenta
Noz-moscada
Azeite
Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Colocar a base de massa quebrada na tarteira, deixando ficar o papel vegetal. Picar o fundo, por diversas vezes, com um garfo. Reservar.
Colocar u tacho com água e sal ao lume para cozer o milho (se for necessário) e os brócolos. Não deixar cozer em demasia.
Numa frigideira colocar um fio de azeite. Levar ao lume. Quando estiver quente, juntar os cogumelos bem lavados, secos e fatiados. Juntar depois o alho francês em rodelas. Temperar com um pouco de sal. Quando estiver quase pronto, juntar o interior da alheira e o bife de fiambre cortado em cubos. Retirar do lume.
Escorrer muito bem os legumes e juntar na frigideira. Misturar de forma uniforme e colocar sobre a massa.
Numa taça, misturar muito bem os iogurtes e os ovos. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Cobrir o recheio da quiche com esta mistura.
Salpicar de forma abundante com queijo emmenthal e mozarela e levar ao forno cerca de 35 minutos a 180.ºC. Deixar alourar e fica pronto a servir.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Ai Maria, que linda e saudável quiche tenho o mesmo problema que tu só eu é que aprecio lá em casa e quando faço tenho de comer tudo, que chatice :) :)
ResponderEliminarBeijinho e bom fim de semana
Maria mas que bom aspecto a quiche....uma tentação aos olhos....bjokitas
ResponderEliminarÉ a prova de que, com o que há, se podem fazer coisas super deliciosas! Adorei a quiche :)
ResponderEliminarBeijinhos MissB
http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/
E que boa ficou!
ResponderEliminarAdoro quiches, são sempre uma boa alternativa para os almoços no trabalho. Esta ficou com um aspecto bem delicioso!!! Beijokas, bom fim de semana
ResponderEliminarcá em casa também faço muitas vezes "quiche do que há", mas tenho sorte porque o resto da malta aprecia muito quiche.
ResponderEliminargostei da tua versão com iogurtes e sem natas, muito mais ligeira e menos "engordativa".
ficou deliciosa de certeza!
ResponderEliminarbom fim de semana
adoro quiches e também sou como tu, é sempre com o que há cá em casa, no frigorífico à espera de ser gasto. Mas fica sempre bem !
ResponderEliminarHumm que bom aspecto!!
ResponderEliminareu também tenho esse problema, só eu cá em casa é que gosto, o meu marido pode comer uma fatia mas não mais do que isso, por isso faço muito raramente.
mas encontrei a solução!!
quando eu fizer partilho contigo e vice versa!!! lool
bjinhos
Ficou optima essa quiche!
ResponderEliminarBom fim de semana
bj
E ficou com óptimo aspecto!
ResponderEliminarEsta quiche está fabulosa!
ResponderEliminarBjs
Olá Maria.
ResponderEliminarCá por casa somos fãs de quiche. Ainda ontem fiz uma também com aproveitamentos que havia no frigorifico, e ficou deliciosa. Parabéns, a tua também tem um aspecto delicioso.
Beijinhos
devaneios-culinarios.blogspot.com/