quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Perna de peru no forno com batata-doce

Perna de perú, depois do forno

O meu marido não é apreciador de perna de peru, a menos que não saiba a peru! Nem sempre tenho tempo para preparar pratos de véspera, mas com a perna de peru tem mesmo que ser. Na realidade, faz-se o almoço de véspera. No dia seguinte é só descascar batatas e contar com o tempo de levar ao forno.

1 Perna de perú

Tempero:
Sumo de 1 limão
Sumo de 1 laranja
4 dentes de alho
Sal
4 ou 5 pés de coentros
1 colher de chá de pimentão doce
1 colher de café de piripiri
1/3 de chouriço de carne
Azeite
1 cálice de vinho do Porto

Batatas
Batata-doce

Num copo alto ou taça colocam-se todos os ingredientes do tempero. Tritura-se tudo, sem ficar completamente líquido. Eu costumo usar a varinha mágica, mas qualquer robot de cozinha também fará o mesmo trabalho.

Coloca-se a perna de peru, com uns golpes feitos, no recipiente de ir ao forno e cobre-se por completo com o tempero preparado. Dá-se várias voltas, esfregando comas mãos de forma a espalhar por completo e envolver toda a carne. Cobrir com película aderente e levar ao frigorífico por um mínimo de 12 horas.

Perna de perú antes do forno...

Pela manhã, retirar a carne do frigorífico e dar-lhe mais umas duas ou três voltas. Contar com cerca de 1 hora e meia para o forno.

Preparar as batatas.

Descascar batatas e partir em cubos. Colocar à volta da carne e temperar com um pouco de sal grosso.

Lavar muito bem as batatas-doces (usei duas grandes) e partir em fatias finas. Regar o fundo de um tabuleiro com azeite e colocar as fatias de batata. Salpicar com um pouco de sal grosso e pimentão doce. Regar com um pouco de azeite.

Batata doce antes do forno...

Levar o tabuleiro da carne ao forno, pré-aquecido a 180/200.ºC. Passado 30 minutos colocar também o tabuleiro das batatas-doces.

Deixar assar e servir quente.

Bom apetite!

Perna de perú, depois do forno

9 comentários:

  1. Essa refeição está mesmo apetitosa, eu adoro assim as batatas doces no forno.

    ResponderEliminar
  2. Um acompanhamento um pouco diferente... mas parece-me muito bem!

    ResponderEliminar
  3. Ola! fiquei a conhecer agora o teu blog e ja sou fã. Gostei muito das tuas receitas.

    visita também o meu recente cantinho.
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    bj

    ResponderEliminar
  4. eu gosto de peru e assim com a batata doce deve ficar muito bom :)

    ResponderEliminar
  5. Essas batatas doces ficaram demais de lindas e gostosa, fizeram uma bela dupla com a perna do perú. bjos gina

    ResponderEliminar
  6. EU ADORO CARNE DE PERU E ESSA FICOU BEM TENTADORA.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Sou fã de batata doce entao assada...

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  8. Estou a experimentar!! Mais logo dou o feed back

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)