segunda-feira, 15 de junho de 2015
Tarte de avelã
Este fim-de-semana passou a correr. Entre casas de família o tempo foi passando entre a mesa, passeios à beira rio e fotografias de viagens. Estes fins-de-semana são pouco produtivos em termos úteis, é certo, mas sabem sempre muito bem. Para um dos dias resolvi fazer esta tarte de avelã. Tinha um pacote de avelãs torradas a arrastar-se na prateleira há uns tempos e foi desta que lhe dei uso. Lembrei-me de fazer um picado de abelha versão avelã e ainda lhe juntei um creme de chocolate e avelã. Aqui vos deixo a sugestão:
125g de margarina vegetal amolecida
125g de açúcar
3 ovos
250g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
200g de avelã
100g de açúcar
2 colheres de sopa de leite
125g de margarina
3 colheres de sopa de creme de chocolate e avelãs (Nutella)
Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro quadrado/retangular ou uma tarteira com margarina forrar com papel vegetal. Untar novamente o papel e reservar.
Começar por bater muito bem a margarina com o açúcar até ficar em creme. Juntar de seguida os ovos e bater muito bem novamente. Por fim juntar a farinha e o fermento em pó e bater até ficar um creme homogéneo.
Colocar a massa na forma reservada e levar ao forno cerca de 15 minutos.
Enquanto a massa está no forno colocar numa frigideira ou tacho antiaderente as avelãs, o açúcar, o leite e a margarina. Levar a lume brando e mexer sempre até começar a engrossar e o açúcar a caramelizar. Retirar do lume.
Tirar a massa do forno e barrar com o creme de chocolate. Por cima distribuir as avelãs com o caramelo e levar novamente ao forno mais 10 minutos.
Retirar do forno com cuidado e deixar arrefecer. Depois é só retirar do papel vegetal, cortar em cubos ou fatias e servir.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Gosto muito de avelãs! É dos frutos secos que mais gosto!
ResponderEliminarEsta tarte deve ficar divinal. Que excelente combinação. Acho que nunca tinha visto uma tarte de avelã.
ResponderEliminarFicou uma sugestãao bem gulosa, e eu até gosto mais de avelãs do que amêndoas, que boa.
ResponderEliminarbeijinhos