segunda-feira, 15 de junho de 2015

Tarte de avelã

Tarte de avelã

Este fim-de-semana passou a correr. Entre casas de família o tempo foi passando entre a mesa, passeios à beira rio e fotografias de viagens. Estes fins-de-semana são pouco produtivos em termos úteis, é certo, mas sabem sempre muito bem. Para um dos dias resolvi fazer esta tarte de avelã. Tinha um pacote de avelãs torradas a arrastar-se na prateleira há uns tempos e foi desta que lhe dei uso. Lembrei-me de fazer um picado de abelha versão avelã e ainda lhe juntei um creme de chocolate e avelã. Aqui vos deixo a sugestão:

125g de margarina vegetal amolecida
125g de açúcar
3 ovos
250g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

200g de avelã
100g de açúcar
2 colheres de sopa de leite
125g de margarina

3 colheres de sopa de creme de chocolate e avelãs (Nutella)

Tarte de avelã

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro quadrado/retangular ou uma tarteira com margarina forrar com papel vegetal. Untar novamente o papel e reservar.

Começar por bater muito bem a margarina com o açúcar até ficar em creme. Juntar de seguida os ovos e bater muito bem novamente. Por fim juntar a farinha e o fermento em pó e bater até ficar um creme homogéneo.

Colocar a massa na forma reservada e levar ao forno cerca de 15 minutos.

Enquanto a massa está no forno colocar numa frigideira ou tacho antiaderente as avelãs, o açúcar, o leite e a margarina. Levar a lume brando e mexer sempre até começar a engrossar e o açúcar a caramelizar. Retirar do lume.

Tirar a massa do forno e barrar com o creme de chocolate. Por cima distribuir as avelãs com o caramelo e levar novamente ao forno mais 10 minutos.

Retirar do forno com cuidado e deixar arrefecer. Depois é só retirar do papel vegetal, cortar em cubos ou fatias e servir.

Bom apetite!

Tarte de avelã

Tarte de avelã

3 comentários:

  1. Gosto muito de avelãs! É dos frutos secos que mais gosto!

    ResponderEliminar
  2. Esta tarte deve ficar divinal. Que excelente combinação. Acho que nunca tinha visto uma tarte de avelã.

    ResponderEliminar
  3. Ficou uma sugestãao bem gulosa, e eu até gosto mais de avelãs do que amêndoas, que boa.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)