segunda-feira, 8 de junho de 2015
Bolo salgado
Bolos salgados ou bolas são sempre uma excelente opção para piqueniques, lanches ajantarados, marmitas para o almoço sem tempo ou espaço durante a semana ou simplesmente porque sim… este bolo salgado serviu um desses propósitos. Foi um para um lanche ajantarado, para um serão que se adivinhava longo e preenchido de emoções fortes. Muito simples de fazer, agradeço a receita à Titá, uma verdadeira mãe de família que desencanta sempre coisas simples e deliciosas. Não conhecem o blog? Vão lá espreita então! Aqui fica a sugestão:
5 ovos
1 chávena de leite
1/2 chávena de azeite
2 chávenas de farinha
1 colher de chá (bem cheia) de fermento em pó
1 pitada de sal
Alho em pó e orégãos secos a gosto
½ chouriço de carne
100g de fiambre
100g de queijo flamengo
Salsa picada a gosto
Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro quadrado (25x25) ou retangular com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.
Picar o chouriço, partir o fiambre e o queijo em pedaços pequenos. Juntar a salsa picada e reservar.
Começar por bater os ovos juntamente com o azeite. Juntar o leite e bater novamente.
Juntar a farinha, o fermento, a pitada de sal, o alho em pó e os orégãos secos. Envolver com a ajuda de uma colher até a farinha estar bem misturada mas sem bater. Juntar o chouriço e restantes ingredientes reservados e envolver na massa. Colocar a mistura no tabuleiro e levar ao forno cerca de 30-35 minutos ou até estar cozido. Depois é só partir em quadrados e servir.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
que aspeto bom, ótimo para colocar numa mesa para umas entradas.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Gosto muito de bolo salgado e faço várias vezes, principalmente pelas festas. A primeira vez que comi achei que não ia gostar (era aquela ideia tonta de que bolos são doces) mas depois adorei! Assim aos quadradinhos fica giro, nunca fiz assim!
EliminarMuito bom!!!
ResponderEliminarE o prato, volta a ser lindo!!!
Adoro pão salgado e este seu ficou bem a meu gosto, bjs
ResponderEliminarHum! Adoro esses bolos salgados, Maria João. Já vou levando a receita.
ResponderEliminarBj e boa semana,
Lylia
Bolo salgado, que delícia, não vou resistir, levo a receita para fazer em breve!
ResponderEliminarBoa semana.
Eu cá para mim intrigada... tenho o blog morno, quase parado e de repente encheu-se-me a casa?? De onde vem tanta gente gira???
ResponderEliminarObrigada Maria João, a minha fonte de inspiração quando não estou a inventar!! Um bolo salgado meu nas tuas mãos é uma honra!!!
Queres um cão igual ao meu, queres???
Beijinhos, Titá
:D :D É uma honra para mim. As tuas sugestões são sempre fantásticas! E adorava ter um cão... mas não temos casa para isso. E teria que ficar muitas horas sozinho... :( Não dá, com muita pena nossa!
EliminarDeve ser delicioso ;)
ResponderEliminarbom bolo
ResponderEliminarhttp://receitas-imperdiveis.blogspot.pt/
Muito bom. Receita feita, receita aprovada! Mesmo para quem não tem muito jeito para a cozinha. Fez-se num instantinho e estava delicioso.
ResponderEliminarObrigada Manuela! Ainda bem que gostou!
Eliminar