segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Medalhões de pescada com abóbora salteada

Medalhões de pescada com salteado de abóbora

Numa onda de uma alimentação mais saudável, tenho experimentado novos sabores lá por casa. Às vezes com sucesso, outras vezes nem tanto… um dos casos de sucesso foi sem dúvida esta abóbora salteada. Fiquei completamente fã e seguramente irei repetir muitas e muitas vezes. Temos tendência a ser um bocadinho cépticos em relação a novos sabores. Ou sabores que metemos na cabeça que nunca iremos gostar. Mas o paladar muda ao longo da vida.

Quantos de nós enquanto crianças gostávamos de um bom prato de sopa cheio de talos de couves com rodelas gordas de cenouras e feijões a boiar, com aquele aspeto ameaçador ao nosso palato ainda tão mal treinado? E hoje se for preciso é a única coisa que queremos para um jantar quentinho de Inverno… Ver crianças a torcerem o nariz não me choca. Ver adultos que dizem que não gostam sem sequer provarem já me choca um bocadinho. Eu não gosto de queijo sem ser cozinhado. E tenho muita pena. Porque acho que tem um aspeto delicioso e uma textura de chorar por mais. Mas não consigo. E tento. Tantas vezes lá tiro uma lasca a pensar se será desta… mas não. Não há hipótese. Mas tento e tento… e acho que é por aí que devemos ir. Tentar mudar alguns hábitos. Reeducar o paladar. Estar abertos a novos sabores. Porquê acompanhar sempre a carne ou o peixe com arroz, massa ou batatas? Há uma infinidade de soluções, algumas mais saudáveis que outras, é certo. Por exemplo, porque é que eu nunca me tinha lembrado de usar abóbora como acompanhamento? Porquê??? Quarenta anos a perder uma coisa tão boa… Por isso, tentem, a sério. Experimentem novos sabores. Vão descobrir novos vícios e verdadeiros petiscos de comer e chorar por mais…

Medalhões de pescada com salteado de abóbora

Para dois:

4 medalhões de pescada
1 abóbora manteiga
1 cebola grande ou 2 médias
6 dentes de alho
Gengibre fresco
Cominhos em pó
Orégãos secos
Sal
Azeite
Sementes e frutos secos (usei daqueles saquinhos que se vendem para as saladas)

Medalhões de pescada com salteado de abóbora

Começar por descascar e partir a abóbora em cubos. Colocar um pequeno tacho ao lume com água temperada com sal. Depois de começar a ferver colocar os cubos de abóbora na água até levantar fervura novamente. Nessa altura retirá-los com a ajuda de uma escumadeira para um passador. Na mesma água colocar os medalhões de pescada para cozerem - cerca de 5 minutos.

Numa frigideira larga colocar um fio generoso de azeite. Quando estiver quente adicionar a cebola partida em meias luas finas e os dentes de alhos picados. Quando a cebola começar a ficar macia juntar os cubos de abóbora. Deixar cozinhar em lume médio, envolvendo com regularidade. Temperar com uma pequena pitada de sal, orégãos secos, gengibre fresco e cominhos moídos (tudo isto será a gosto, uma vez que não é fácil dar quantidades exatas de tempero). Quando a cebola estiver tostadinha e a abóbora macia, juntar um fio de azeite, as sementes e os frutos secos. Juntar tudo num dos lados da frigideira e colocar os medalhões de pescada no outro lado para saltearem um pouco e ganharem cor no azeite da abóbora. Quando os medalhões estiverem douradinhos está tudo pronto. Depois é só servir…

Bom apetite!

Medalhões de pescada com salteado de abóbora

4 comentários:

  1. Uso muito a abobora em sopas e nada mais.
    Achei a tua sugestão uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  2. esse acompanhamento com abobora esta divinal.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa a abóbora é muitas vezes o acompanhamento escolhido.
    Essa abóbora fica uma delícia assada em fatias com aceite, alho tomilho ou alecrim.

    ResponderEliminar
  4. uma receita super aromática e deliciosa com esta abóbora, gostei muito! Parabéns!
    Beijos e desejos de uma ótima semana!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)