segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Sobremesa vintage reconstruída

Sobremesa vintage reconstruída (lindo!)

Mais um fim-de-semana que passou. Para não variar, de descanso e de tranquilidade nada houve. Mas hoje começa uma nova semana e há que retemperar forças e humor para o que aí vem. E é por isso que hoje vos trago uma sobremesa muito, mesmo muito simples, mas que que lhe consegui arrancar um nome “daqueles”… isto porque durante as férias de Natal vi um sketch (penso que na SIC) em que um vendedor de bifanas tentava vender uma bifana aos dois chefes do Chef’s Academy (?). No fim, de tudo, a bifana era mesma, mas a descrição foi soberba… por isso, hoje trago uma sobremesa muito usada nos meus tempos de adolescência, mas com um nome descritivo muito atual. Uma sobremesa vintage reconstruída… vá, não se enganem, não passa do nosso Boca Doce com palitos La Reine e café. Mas não deixa de ser um clássico que nunca passa de moda. Foi das primeiras sobremesas a desaparecer da mesa… e havia várias!

Sobremesa vintage reconstruída (lindo!)

2 pudins Boca Doce sabor baunilha
1 litro de leite
200g de açúcar
150g de palitos La reine
1 chávena de chá de café solúvel
7 ou 8 suspiros (usei de compra)
Caramelo líquido a gosto (usei de compra)

Começar por colocar os palitos la reine no fundo de um recipiente (onde queremos servir a sobremesa) inteiros ou partidos de forma a cobrir todo o fundo. Regar os palitos com o café e reservar.

Fazer os pudins Boca Doce levando o leite a lume brando, juntamente com o açúcar e o conteúdo das saquetas de pudim. Mexer sempre e quando levantar fervura, deixar cozer por mais 2 ou 3 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. (Bimby: 13 min. temp. 90, vel. 2 e ½. Terminado o tempo, retirar o copo da base e deixar arrefecer um pouco, sem tampa)

Depois de estarem mornos colocar os pudins sobre os palitos. Levar ao frigorífico de um dia para o outro (manter o recipiente tapado).

Antes de servir desfazer os suspiros sobre o pudim e regar com um fio de caramelo a gosto. Servir fresco.

Bom apetite!

Sobremesa vintage reconstruída (lindo!)

3 comentários:

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)