segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Queques de chocolate

Queques de chocolate

De volta! Após uma ausência de quase 2 semanas (peço desculpa, mas estava mesmo a precisar!) estou de regresso, de baterias carregadas e mãos geladas! E já passou toda esta fase de fim de ano. Peço desculpa aos mais entusiastas, mas estava já muito cansada de tanto Natal e passagens de ano. Lá por casa não festejamos o Natal. Como podem imaginar não é fácil, para quem não festeja viver rodeada por tanta bola vermelha, músicas de Natal a cada esquina, televisão só com filmes da época… é mesmo bastante cansativo! E há tanta, mas tanta gente que não festeja estes dias… Já para não falar da passagem de ano que desde que me lembro de existir nunca gostei, mais tarde marcada por uma das minhas maiores perdas. Por isso já passou! Ufa! Fomos uns dias até ao Algarve aproveitar o sol, a praia e os dias bonitos! Valeu a pena! Mas agora, de regresso, resta a volta ás rotinas, aos horários, aos sacos e saquinhos das atividades todas, aos almoços, lanches e merendas… aí vamos nós! E para ajudar deixo-vos hoje uma receita de uns simples queques de chocolate.

Queques de chocolate

Receita daqui: Marrón-glacé

Rendeu-me 17 queques

2 ovos
50g de açúcar amarelo
150g de leite
100g de óleo vegetal
100g de chocolate para o leite
200g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
Pepitas de chocolate a gosto

Queques de chocolate

Pré-aquecer o forno a 220.ºC. Colocar margarina líquida num papel absorvente de cozinha e untar as forminhas. Polvilhar com um pouco de farinha (em vez de untar podem ser usadas formas de papel que depois terão de ser descartadas). Reservar.

Começar por pesar a farinha, o fermento e o chocolate. Reservar na mesma taça.

Bater os ovos juntamente com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar o leite e o óleo e bater novamente. Juntar os ingredientes secos reservados e envolver até estarem incorporados.

Colocar a massa nas formas reservadas até cerca de 2/3 da sua capacidade, salpicar com as pepitas de chocolate e levar ao forno. Ao fim de 5 minutos reduzir a temperatura de 220.ºC para 180.ºC e deixar cozer mais 10 a 12 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco. Desenformar ou rejeitar as formas de papel usadas e colocar em formas de papel novas.

Podem ser congelados e usados para as merendas dos miúdos em dias de escola.

Bom apetite!

Queques de chocolate

8 comentários:

  1. Belos queques!
    Também me cansa um pouco esta época, mas já passou... finalmente.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Apesar de festejar e gostar do Natal, também eu me canso. Aqui em Inglaterra começa a "saga" no primeiro dia de Outubro, é impressionante!
    Gostei destes queques, dá vontade de dar uma trinca assim que se olha :)

    ResponderEliminar
  3. Muito apelativos! Com tanto chocolate à vista, não podem enganar, devem ser "achocalatadamente" deliciosos!

    ResponderEliminar
  4. Chocolate é uma óptima maneira de começar o ano!

    ResponderEliminar
  5. Pois, realmente imagino que para quem não a comemora, esta quadra seja um tormento. Também não sou fã da passagem de ano, mas confesso que adoro o Natal. Preferências à parte, desejo um excelente ano, como muitas partilhas e coisas boas!
    Um beijinho,
    Vera

    ResponderEliminar
  6. Têm um aspeto divinal daqueles em que não conseguimos comer só um!

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)