quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Bolo de chocolate com azeite

Bolo de chocolate com azeite

Hoje trago uma receita do mais recente livro da Nigella Lawson (penso que não me estou a enganar!), Nigelissima. É um bolo de chocolate que leva azeite como gordura e feito com água a ferver. E todos os bolos de chocolate que são feitos com água a ferver, já se sabe, ficam macios e deliciosos. Fica um bolo relativamente pequeno, ideal para juntar a outras sobremesas no caso de receberem um número maior de pessoas, ou se for só para consumo caseiro, fica no tamanho certo! Aqui fica:

150ml de azeite
50g de cacau em pó
125ml de água a ferver
1 colher de café de essência de baunilha
50g de farinha de amêndoa (amêndoa moída)
100g de farinha de trigo
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
200g de açúcar
3 ovos

Opcional: bagos de romã e açúcar em pó para decorar

Bolo de chocolate com azeite

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda (24cm) com azeite e polvilhar de farinha. Reservar.

Numa taça colocar o cacau em pó e juntar a água a ferver. Bater suavemente com uma vara de arames até obter uma pasta suave, mas ligeiramente líquida. Reservar e deixar arrefecer um pouco.

Noutra taça juntar o azeite e os ovos e bater cerca de 3 minutos numa velocidade alta, até obter um creme. Continuar a bater, mas reduzindo a velocidade e juntar o cacau. Por fim adicionar as farinhas (trigo e amêndoa), o bicarbonato e o sal e envolver delicadamente.

Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 35-40 minutos. Verificar a cozedura (o bolo deve estar firme nos lados e com uma aparência húmida ao centro) retirar do forno e deixar repousar cerca de 10 minutos até desenformar.

Depois de frio polvilhar com açúcar em pó e decorar com alguns bagos de romã.

Bom apetite!

6 comentários:

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)