segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Piclkes de beterraba

Pickles de beterraba

Hoje trago uma receita daquelas que nunca me imaginei a fazer. Se há dez ou quinze anos alguém me dissesse que eu faria pickles em casa, seguramente daria uma boa gargalhada. Mas bem, estão feitos! E que bons que ficaram! Apenas ligeiramente apimentados demais (devo ter enchido demais a colher!). Pois tenho a dizer-vos que são tão simples de fazer… mas tão simples de fazer, que acho que vou passar a fazer com mais frequência, de beterraba novamente e de outros legumes também. A receita vem diretamente do blog “As minhas receitas”, de Joana Roque, que dispensa apresentações. Já há tempos no mesmo blog tinha sido publicada uma receita de pickles de rabanetes, que não experimentei, mas que me ficou debaixo de olho. Mas agora, com uma oferta de várias beterrabas, resolvi arriscar. Experimentem também, que seguramente não se vão arrepender! Obrigada Joana, pela partilha de sugestões sempre práticas!

Sugestão: Tenho usado para acompanhar carnes grelhadas, completar saladas ou preparar sandes de queijo fresco e/ou presunto com agriões… delícia!

Pickles de beterraba

Ingredientes para 4 frascos (rendeu-me 5 bons frascos)

1kg de beterrabas previamente cozidas ou assadas (usei cozidas)
1 litro de vinagre de sidra (usei de vinho branco… o único que havia no supermercado no dia em que fui às compras!)
1 pau de canela
1 folha de louro
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de pimenta preta
5 cravinhos

Num tacho colocar o vinagre juntamente com o pau de canela, o louro, as sementes de mostarda, a pimenta preta e os cravinhos. Levar ao lume e assim que levantar fervura desligar. Deixar algumas horas em infusão até estar completamente arrefecido (deixei cerca de 7 horas). Coar e reservar.

Cortar depois as beterrabas (que também já estavam frias) em fatias finas e colocar em frascos previamente esterilizados e ainda quentes. Acrescentar depois o vinagre até a beterraba ficar completamente coberta (se ficar a faltar vinagre acabar de encher os frascos com vinagre normal. - no caso dos meus 5 frascos, não faltou e ainda sobrou um pouco).
Fechar bem os frascos e guardar em local fresco e seco. Usar num período de 6 meses.

Bom apetite!

Pickles de beterraba

8 comentários:

  1. Esta receita deixou-me curiosa. Estou como tu, há uns anos nunca me passaria pela cabeça fazer pickles, mas agora já é frequente cá em casa. Estes pickles têm aspecto de serem perfeitos para o meu filho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro pickles mas nunca fiz a minha mãe faz e dá-me sempre um frasco
    Com beterraba tenho a certeza que ia gostar
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe costuma fazer eu ainda não fiz, porque não senti necessidade de o fazer.
    A cor da beterrada está maravilhosa!

    ResponderEliminar
  4. Gosto de beterraba mas não sou grande apreciadora de pickles. De qualquer modo, ficaram com um ar bastante apelativo.


    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderEliminar
  5. Os pickles de beterraba são os meus preferidos, por isso tenho mesmo de guardar e fazer esta receita! Ficaram com uma cor linda!

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz pickles em casa mas essa receita parece me deliciosa.

    ResponderEliminar
  7. Costumo fazer e guardar num frasco no frigorifico. duram muito tempo (se não os comermos rapidamente claro...) Alêm de ser bom faz muito bem para a anemia comer beterraba.

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)