Quando uma amiga viu esta publicação no blog Pitadas de coisas boas (obrigada pela partilha! Fica deliciosa!!!), atirou para o ar se haveria alguma alma caridosa que lhe faria esta sobremesa. Ela é boa cozinheira, mas adora fazer fitas e dizer que não consegue fazer as coisas! Mas bom, tendo em conta que ela está a passar por uma fase mais conturbada da vida dela, resolvi que na primeira oportunidade ela comeria esta tarte. E assim foi, sábado passado reunimo-nos para um workshop de costura, e lá levei a tarte comigo. É que os nossos workshops, para além de gratuitos (que são dados de nós para nós!) são cheios de coisas boas. Comidas partilhadas (sim, começamos ao pequeno almoço!), boas gargalhadas, compras e conversas sem fim… Obrigada "meninas" por um dia tão bem passado!
250g de bolachas de cacau o chocolate sem creme
4 colheres de sopa de margarina vegetal
leite q.b.
1 lata de leite condensado cozido
3 bananas médias
200ml de natas bem frias
3 colheres de sopa de açúcar
umas gotas de sumo de limão
Raspas de chocolate q.b.
Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma tarteira com margarina e reservar.
Começar por preparar a base da tarte. Triturar as bolachas com a ajuda de um robot de cozinha. Juntar a margarina amolecida e envolver. Juntar uma colher de sopa de leite de cada vez até obter uma massa de consistência moldável.
Forrar a tarteira com a massa de bolachas. Levar ao forno cerca de 10 a 15 minutos.
Quando a base estiver pronta, retirar do forno e deixar arrefecer um pouco. Cobrir a base de bolachas com o leite condensado cozido, seguindo-se as bananas cortadas em fatias grossas e diagonais. Bater as natas chantilly bem firme, juntando aos poucos o açúcar e as gotas de limão. Colocar as natas sobre as rodelas de banana e por cima salpicar cm raspas de chocolate a gosto. Manter no frio até à hora de servir.
Bom apetite!
Se quiserem espreitar quem são as meninas prendadas, duas delas têm página no Facebook:
Na Lua da Alice
Tétés e Sarapicos
Olha que fofinha que tu és!!!!!!!! Pela página, pela tarte, pelo "boa zoinheira". AHAHAHAHA Mas sim, reconheço as fitas. E tu és fofinha e fazes estas coisas à amiga. É certo que me falas DESSA MANEIRA, mas és fofinha. :) Obrigada minha mana do coração.
ResponderEliminarTu até ficas baralhada! :D Mas sim, acho que és boa cozinheira, mas adoras fitas!!!!! De nada meu raio de luz! :D
EliminarQue gulosa deve ser essa tarte!
ResponderEliminarNuma palavra: delíciaaaaaa! :)
ResponderEliminarUma tarte bem gulosa!
ResponderEliminarEssa idéia dos workshops gratuitos é excelente, os trabalhos estão lindos! Eu gostava muito de saber costurar, mal prego um botão :-)
O que eu perdi!!!!
ResponderEliminarEngraçado, há uma semanitas atrás pesquisei receitas mas fiquei com receio q ficasse muito doce! Esta tem um ótimo aspecto.
Bjs
- Adorei a tarte parece estar deliciosa! As minhas têm muito jeito ficaram muito bonitas as decorações.
ResponderEliminar