segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Torresmos do céu (Alcanena)
No outro dia ao folhear o livro "Doçaria regional portuguesa", cruzei-me com esta receita. Não foi a receita em si que me chamou a atenção, mas o facto de eu ter uma costela Ribatejana, mais precisamente de Alcanena, de onde estes bolos são característicos... apesar de eu nunca ter dado lá por eles! Alcanena é a famosa terra dos curtumes, uma terra pequena e tranquila, onde passei seguramente alguns dos meus melhores momentos de criança e de onde tenho uma misto de memórias e saudades.
A receita não está tremendamente bem explicada, por isso não sei se o meu resultado final fica sequer perto do doce original. A mim resultaram uns quadrados a atirar para o caramelo, que têm que ser comidos em doses pequenas pois são pesadotes. Mas comem-se muito bem e ficam muito saborosos... Aqui deixo a sugestão:
500g de açúcar (reduzi para 400g)
2,5dl de água
160g de manteiga
1 colher de café de canela
70g de miolo de amêndoa laminada
3 ovos
250g de farinha
Açúcar e canela para polvilhar
Começar por levar o açúcar ao lume, juntamente com a água, até obter um ponto de pérola bem forte (quando depois de mexer o açúcar, se levanta a colher e ele cai em fio, criando bolas pesadas na ponta).
Enquanto isso preparar um tabuleiro pequeno. Untar com margarina, forrar com papel vegetal e untar novamente com margarina. Reservar.
Retirar do lume e juntar a margarina, envolver depressa e juntar todos os restantes ingredientes, mexendo muito bem. Levar novamente ao lume e mexer sempre até a massa se descolar por completo do fundo do tacho.
Colocar a massa no tabuleiro reservado (ou em forminhas individuais), espalhar a massa uniformemente e deixar arrefecer por completo, de preferência de um dia para o outro.
Depois de frio polvilhar com açúcar e canela e cortar em quadrados pequenos. Colocar em forminhas de papel e servir junto do café.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Gostei muito do aspeto!
ResponderEliminarE o prato é lindooo!!!
Devem ser mesmo do céu :)
ResponderEliminarHummmm ... que maravilha.. :)
ResponderEliminarFestas Felizes e um Santo Natal.. :)
Mafalda
masterchefdealgibeira.blogspot.pt/
Devem ser bem calóricos, mas deliciosos, bjokas
ResponderEliminar