
Um destes fins-de-semana tive que ficar a tomar conta da minha avó durante um dia. Ela está velhinha. E já não é a “minha avó”. Mas está ali. E dedicou toda a vida a educar e tratar dos outros. Agora é a vez dela de precisar de ser tratada. E a nossa vez de retribuir. E se houve coisa em que a minha avó nunca deixou de ser a mesma foi no apetite. A minha avó sempre gostou de comer. E sempre foi muito gulosa. Então como não podia deixar de ser lá fui acompanhada de um bolinho macio e bem docinho para ela beber com o café e depois com o seu leite. Foi um dia de histórias antigas. De histórias de pessoas que eu nunca conheci. Mas que ela gostou de partilhar. E eu de ouvir. Aqui fica:

85g de caramelos clássicos Werther’s Original ou similar (reservar cerca de 2 colheres de sopa)
4 ovos
180g de açúcar
100g de margarina vegetal amolecida
1 iogurte grego (125g)
180g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro pequeno com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.
Começar por reduzir os caramelos a farinha. Usei a Bimby, mas podem usar qualquer robot de cozinha ou simplesmente colocar os caramelos dentro de um saco de plástico resistente e bater-lhes com o rolo da massa… vão ver que até alivia o stress!
Juntar os ovos com o açúcar e bater até obter um creme fofo. Juntar de seguida a margarina amolecida, o iogurte e os caramelos (reservar cerca de 2 colheres de sopa). Bater novamente até estar um creme homogéneo. Por fim adicionar a farinha e o fermento e envolver, sem bater muito, até a massa não apresentar grumos.
Colocar a massa no tabuleiro reservado e salpicar a superfície com os caramelos desfeitos reservados. Levar ao forno cerca de 30 minutos. Verificar cozedura. Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e cortar em quadrados. Depois foi só colocar num cestinho e levar para a avó mais gulosa que eu conheço!
Bom apetite!
