sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Rodelas de pota salteadas com legumes

Rodelas de pota salteadas com legumes

Este ano lá em casa as coisas não estão a começar da melhor maneira. Gripes, gripes (já disse gripes?) e mais gripes, viroses gastrointestinais, conjuntivites… enfim, isto na parte da saúde. Já para não falar das escolas e da falta de professores, apesar de estar hoje a terminar a terceira (sim, TERCEIRA!!!!!) semana do 1.º período… mas quem me acompanha pelo FB sabe como estou MESMO e FRANCAMENTE zangada com esta situação…

Seja como for, os dias vão rolando, cada vez mais curtos, o que trás de volta o “drama” das fotos noturnas aqui para o blog. Não, ainda não me equipei com o material necessário, e fotos de dia só ao fim de semana. Pode ser que este ano me encha de paciência e construa de forma económica os micro-cenários ideais para estas situações (mas e tempo, senhores, e tempo???) o que facilitaria em muito a tarefa de tirar fotos com melhor qualidade. Pode ser que…

Este foi um dos jantares desta semana, já sem luz natural, mas com sabores de qualquer hora. Lá em casa todos gostam deste tipo de refeição. E são fáceis e rápidas. Querem experimentar? Aqui deixo a sugestão:

500g de pota ou polvo em rodelas
2 cebolas médias
2 alhos franceses
½ pimento vermelho
2 chávenas de chá de rebentos de feijão mungo
5 ou 6 dentes de alho
Salsa fresca
Azeite, sal q.b.

Rodelas de pota salteadas com legumes

Numa frigideira colocar um fio de azeite. Quando estiver quente, juntar a cebola fatiada. Deixar cozinhar, em lume médio/alto, mexendo regularmente. Quando começar a alourar, juntar os alhos picados e deixar cozinhar mais uns minutos até estar tudo douradinho. Retirar para um prato e reservar.

Na mesma frigideira, e juntando mais um fio de azeite, colocar o alho francês em rodelas, o pimento em tiras finas e os rebentos de feijão mungo. Deixar saltear. Quando estiver dourado, juntar à cebola reservada.

Voltar a colocar a frigideira ao lume com mais um fio de azeite e deixar aquecer bem novamente. Juntar a pota ou o polvo em rodelas, temperar com uma pitada de sal e deixar cozinhar. A princípio irá libertar algum líquido, e é por isso necessário manter o lume médio/alto, para saltear e não cozer. Quando estiver a querer alourar, juntar todos os legumes reservados, envolver e deixar mais 3 ou 4 minutos ao lume para misturar sabores.

Juntar salsa fresca e servir de imediato. Pode ser comido assim simples ou acompanhado de arroz branco ou esparguete (neste caso envolver o esparguete cozido no salteado ainda na frigideira).

Bom apetite!

Rodelas de pota salteadas com legumes

2 comentários:

  1. Gostei muito de pota e achei a sua receita uma maravilha.
    Vou ter que levar
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. ola. andei a procura de uma receita com potas e encontrei esta, fiz e ficou uma delicia! acrescentei alguns ingredientes e ficou muito boa!
    ainda deu para o dia seguinte para a marmita

    obrigada pela partilha
    a receita ja coloquei o post no blog

    bom fim de ssemana

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)