quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Cheesecake com creme de ovos (Bimby/Thermomix)

Cheesecake com doce de ovos

Este fim-de-semana tivemos um encontro muito especial. Estivemos juntos com a família. Não era celebração de coisa nenhuma, apenas estivemos juntos. Mas foi uma tarde muito bem passada. Correu muito bem e principalmente os miúdos ficaram felizes. E quando os miúdos estão bem, os pais ficam melhor ainda. E assim foi. Agradeço a todos os que proporcionaram isso e que para o ano mais uma vez o mesmo se possa repetir, com todos os presentes.

Para esse lanche houve várias iguarias, entre as quais este cheesecake com cobertura de doce de ovos. Eu confesso que adoro cheesecake. E adoro cheesecake com cobertura de doce ou compota de frutos vermelhos, morangos, cerejas… mas a criançada torce um bocadinho o nariz, e como a tarde era mais para eles do que para nós, o lanche também foi mais pensado para eles. Por isso saiu um cheesecake com cobertura de doce de ovos que todos gostam. A base do cheesecake vem diretamente do blog da minha querida Fá do Bolinho de Sábado. Fica delicioso e é tão, mas tão simples que não tem como errar! Aqui fica:

Base
200g de bolacha maria
100g de manteiga ou margarina à temperatura ambiente

Creme
2 saquetas de cuajada Royal
400ml de natas magras (2 pacotinhos)
600ml de leite
150g de queijo creme
7 colheres de sopa de açúcar

Cobertura
2 ovos
80g de açúcar
1 folha de gelatina

Canela para polvilhar

Cheesecake com doce de ovos

Base:
Colocar as bolachas partidas em pedaços no copo da bimby e triturar 15 seg., vel 6. Juntar a manteiga e misturar 15 seg., vel 4. Retirar do copo e forrar o fundo de uma forma de fundo amovível calcando bem. Colocar a forma no congelador enquanto se preparar o creme.

Creme:
Colocar no copo os restantes ingredientes, com exceção do queijo creme e programar 12 min., temp. 90, vel. 4. Terminado o tempo, juntar o queijo creme e misturar 15 seg., vel. 3 1/2. Verter o preparado na forma, deixar arrefecer um pouco e levar ao frigorífico até solidificar.

Cobertura:
Para a cobertura a quantidade da receita depende da gulodice de cada um. Eu fiz com dois ovos, mas podem sempre aumentar. A proporção também é sempre a mesma. 1 ovo para 40g de açúcar.

Colocar os ovos num recipiente que possa ir ao lume e bater muito bem com uma vara de arames. Acrescentar o açúcar e bater novamente. Levar a lume brando, mexendo sempre com a vara de arames, até começar a engrossar. Retirar do lume e do tacho onde estava a ser cozinhado, para interromper de imediato o processo de cozedura.

Demolhar a folha de gelatina num pouco de água (apenas a suficiente para cobrir). Quando estiver mole, levar ao micro-ondas cerca de 10 seg., sem deixar ferver. Misturar de imediato com o doce de ovos através de um passador de rede fina. Mexer muito bem. Deixar arrefecer um pouco e colocar sobre o creme. Levar ao frio para solidificar.

Manter no frigorífico até à hora de servir. Antes de levar para a mesa, polvilhar com canela a gosto.

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Adoro cheesecake e este é simples e ficou tão lindo
    Adorei
    bj

    ResponderEliminar
  2. UI!!!!! Não é que tenho uma caixinha de doce de ovos congelados prontinhos a serem usados!!!!
    Cá em casa é a receita de cheesecake que sai mais.

    ResponderEliminar
  3. Eu não sou nada apreciadora de cheesecake, mas com doce de ovos, a história seria, certamente, outra! :) Está muito bonito, parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Bemmmm que delicia!!!
    Vou trazer cmg para experimentar!
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Ai faz-me relembrar o sabor do último chesse feito cá por casa!!!
    E comia já já uma fatia dessas, vinha mesmo a calhar pois está na hora do chá :)
    beijinhos

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...