segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Bolo de queijo e fiambre (Bola da tia da Catarina)

Bolo de queijo e fiambre

Ando com esta receita na bolsinha dos meus óculos (sim, a idade tem destas coisas!) desde Julho. De vez em quando lá ia olhando para ela, quando a encontrava no meio dos outros papéis que por lá andam e pensava sempre que a tinha que experimentar. E foi desta, finalmente! Nos dias em que não trago os livros que vou lendo, tiro um jornal Metro para espreitar durante o percurso que faço de ida e volta. Parecendo que não, estes minutos no Metro são praticamente os únicos que tenho para ler. Tirando isso, ao serão, quando finalmente me consigo sentar, costumo cair para o lado e adeus Tv, adeus leitura, adeus qualquer coisa que tente fazer… por isso, no metro o tempo é sempre bem aproveitado e a companhia das letras anda sempre comigo. Num pequeno artigo da Catarina Poderoso (Jornal Metro, 17.07.2014), havia uma receita de bola, receita de uma tia, que parecia ser muito, mesmo muito simples. E era… aqui fica a minha versão, com algumas alterações:

250g de farinha
1 colher de sopa de fermento
50ml de azeite
150ml de vinho branco
4 ovos
2 colheres de chá de alho em pó
1 colher de chá de orégãos secos
125g de fiambre
125g de queijo flamengo
75 g de azeitonas pretas descaroçadas e em rodelas

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Preparar o fiambre e o queijo partindo as fatias em tiras pequenas. Juntar as azeitonas e reservar.

Numa taça, com a ajuda de uma batedeira (ou num robot de cozinha) colocar o azeite, o vinho branco e os ovos. Bater. De seguida juntar a farinha e o fermento, o alho em pó e os orégãos e bater novamente até a massa estar com uma a aparência lisa. Juntar o queijo, o fiambre e as azeitonas reservados e envolver com a ajuda de uma colher. Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 35-40 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno, aguardar 3 ou 4 minutos e desenformar. Deixar arrefecer sobre uma rede.

Bom apetite!

Bolo de queijo e fiambre

5 comentários:

  1. Gostei muito do aspecto, apetece mesmo trincar!

    ResponderEliminar
  2. E tão bonita que ficou!
    Muito bem aproveitados esses minutos no Metro!
    Um beijinho,

    Vera

    ResponderEliminar
  3. Que óptimo aspecto...aqui o desastre das bolas também vai guardar para tentar fazer... não na bolsinha dos óculos porque uso lentes de contacto, mas em local semelhante a definir... ;-)

    Beijinhos Tânia

    http://foodmacia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)