quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Simplesmente arroz

Simplesmente arroz

Hoje trago uma receita daquelas bem básicas, mas que muitas pessoas não sabem como fazer. É sempre um desafio quando queremos servir uma refeição para muitas pessoas cujo acompanhamento é arroz. Não podemos receber as pessoas e depois partir para a cozinha para ir cozinhar ou então se temos o arroz feito, corremos o risco de que se torne uma verdadeira "argamassa". Já uma vez coloquei a receita de arroz na panela de pressão, que é muito parecida com esta. Confesso que a receita que trago hoje me dá mais segurança. Eu sou uma pessoa de tachos e colher de pau e gosto de ir sentido os cheiros, provando, testando e verificando. A foto que aprece em baixo foi feita com arroz vaporizado. Mas para ser mesmo infalível o ideal é usar arroz basmati. Não tem como falhar. Já cozinhei um quilo de arroz, para um encontro em que éramos cerca de 30 pessoas e funcionou lindamente... Aqui deixo a sugestão:

Para 4 a 5 pessoas:
250g de arroz basmati
3 vezes a mesma quantidade água
1 folha de louro
1 cebola pequena
4 dentes de alho
Sal e azeite q.b.

Começar por colocar a água a ferver (costumo usar o jarro eléctrico, mas pode-se ferver num tacho ao lume).

Colocar num tacho um fio de azeite, os alhos e a cebola picada e a folha de louro. Levar a lume muito brando. Quando a cebola estiver macia, juntar o arroz e o sal e deixar o arroz fritar por 1 ou 2 minutos, mexendo com frequência. Juntar um pouco de água a ferver, apenas para soltar o arroz e mexer. Juntar a restante água a ferver. Deixar cozinhar cerca de 8 minutos, mexendo uma ou duas vezes. Verificar se o arroz está cozido e colocá-lo num passador de rede fina, passando-o de seguida por água fria. Escorrer novamente. Colocar o arroz no recipiente de servir e separá-lo com um garfo. Servir na hora ou aquecer no forno se for para servir mais tarde.

Bom apetite!

9 comentários:

  1. Estas receitas básicas são uma excelente ferramenta na cozinha!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Um acompanhamento sempre delicioso e agradável o arroz!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. O arroz basmati é sempre delicioso :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O arroz de cá (Irlanda) é diferente do de Portugal. O que uso é fantástico, nunca empapa e fica sempre bom, seja simples, de tomate, malandrinho...No entanto o meu basmati empapa sempre bastante. Nunca fica soltinho. Não sei se é da marca ou do que será, mas o basmati sim, teria receio de o servir sem ser na hora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui a qualidade do basmati permite fazer sempre um arroz soltinho... vá-se lá perceber :)

      Eliminar
  5. Ora aí está uma receita que tenho de colocar no meu blog, ou não seja ele um livro de receitas para a minha filha. Bjs

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...