quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Mini-croissants de queijo e fiambre

Mini-croissants de queijo e fiambre

Lá em casa o “venham cá lanchar connosco” é sinónimo de um lanche ajantarado, daqueles bem recheados, com pratinhos doces e salgados ao gosto dos da casa e das visitas em questão. Quando são preparados com alguma antecedência dá para me sentar em busca dos milhões de receitas que tenho armazenadas para experimentar. Quando são combinados mais “em cima do joelho”, é abrir as portas do frigorífico e dos armários e ver o que dali se pode tirar. Foi num desses lanches mais improvisados que saíram estes mini-croissants com queijo e fiambre. Deliciosos para a pequenada e também para os mais graúdos. Uma receita muito básica, mas sempre boa de relembrar. Aqui fica a sugestão:

1 placa de massa quebrada redonda
Fatias de fiambre q.b.
Fatias de queijo flamengo q.b.
1 gema de ovo
Sementes de sésamo a gosto

Pré-aquecer o forno a 180.ºC e preparar um tabuleiro com tapete antiaderente. Estender a placa de massa quebrada sobre a bancada e cobrir por completo com as fatias de queijo e de seguida com as fatias de fiambre. Interessa cobrir toda a superfície, mesmo que fique desordenado.

Com um cortador de pizza, cortar a base em 16 partes iguais, exatamente como se de uma pizza se tratasse. Enrolar cada um dos croissants da parte mais larga para o centro. Colocar no tabuleiro reservado, pincelar com gema de ovo e salpicar com as sementes de sésamo. Levar ao forno até estarem coradinhos (cerca de 25 minutos).

Bom apetite!

Mini-croissants de queijo e fiambre

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...