sexta-feira, 19 de outubro de 2012
Doce de tomate
Nunca tinha feito doce de tomate, apesar de ser dos doces preferidos lá de casa. Não sei porquê, apenas nunca tinha calhado. Resolvi fazê-lo à “moda antiga”, na panela e de colher de pau, uma vez que tinha bastante tomate, e estes doces mais “aguados” na Bimby demoram muito tempo. No fogão foi rápido e acabei por fazê-lo em simultâneo com o jantar. Ficou no ponto certo e rendeu 3 frascos. Aqui fica a sugestão:
1 kg de tomate chucha maduro (pesado depois de pelado)
400g de açúcar branco
400g de açúcar amarelo
1 pau de canela
1 casca de limão
Sumo de ½ limão
Começar por pelar o tomate. Costumo usar uma técnica simples para o fazer. Basta colocar um tacho grande com água ao lume até ferver. Nessa altura colocar o tomate já lavado e deixar na água por 1 ou 2 minutos, dependendo da quantidade. Retirar o tomate do tacho e coloca-lo de seguida num alguidar com água bem fria (pode-se mesmo colocar gelo). Deixar repousar por mais 3 ou 4 minutos. De seguida a pela sai toda direitinha.
Numa panela alta colocar o tomate partido em pedaços (coloquei sementes e tudo), o açúcar, o pau de canela, a casca e o sumo de limão.
Levar a lume brando… e deixar ficar! Ir mexendo ocasionalmente. Quando levantar fervura (cuidado com os salpicos), mexer com mais frequência. Quando o doce estiver quase no ponto, i.e., quando já tiver evaporado boa parte do líquido, retirar o pau de canela e a casca de limão e passar o doce com a varinha mágica, até ficar na consistência desejada. Levar novamente ao lume. O doce atinge o ponto quando ao colocar um pouco num prato e passar com uma colher, o doce fizer estrada. Nunca esquecer que depois de frio o doce ganha ainda mais consistência. Colocar de imediato o doce em frascos esterilizados tapar e virar de tampa para baixo até arrefecer por completo.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Doce tomate também é um dos preferidos e nunca fiz!! Fala-se muito em retirar pele e semenetes e istoe aquilo.. acabo sempre por desistir! O teu está fantastico!!
ResponderEliminarÉ dos que mais gosto mas nunca fiz.
ResponderEliminarEsse ficou com uma cor linda,gostei muito.
bjs
É das versões de doce que prefiro, fica sempre tão bom!
ResponderEliminarDos meus favoritos!
ResponderEliminarVem até cá e levas um camião de tomate da famosa horta;)
Que maravilha...ficou delicioso!
ResponderEliminarbeijinhos
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
Olá! Também adoro doce de tomate mas nunca fiz, nem esse nem outro tipo de doce. Mas lembro-me do que a minha mãe fazia e de comer torradas de pão caseiro com carradas de doce e beber um galão quentinho. Hummm tão bom! O teu ficou com uma cor e consistência perfeitas!
ResponderEliminarBjs
Olá amiga o seu doce ficou com excelente aspecto, eu faço todos os verões esse doce, pois, é o meu preferido, adoro. Bom fim de semana, beijinhos.
ResponderEliminarTambém nunca fiz!!!
ResponderEliminarO teu ficou com óptimo aspecto e com uma cor linda!
Com essas bolachinhas para o lanche sabia lindamente!
Beijinhos
Também nunca fiz!!!
ResponderEliminarO teu ficou com óptimo aspecto e com uma cor linda!
Com essas bolachinhas para o lanche sabia lindamente!
Beijinhos
Está com um aspecto radiante...eu nunca fiz...mas a minha mãe faz um delicioso :)
ResponderEliminarAcreditam que nunca provei doce de tomate? Adoro tomate e sempre achei que em doce não seria a mesma coisa, mas já estou a ficar aguada com tanta gente a dizer que é o doce preferido... Vou ter que fazer para provar.. :)))))
ResponderEliminarOlá Maria João,
ResponderEliminargosto imenso deste doce,
porém, é de longe o que me dá mais trabalho e demora mais tempo a fazer.
Beijinho, um bom fim-de-semana.
Duxa, o segredo para demorar menos tempo, é ferver o tomate sózinho em lume brando e ir escorrendo a água que se vai criando. Só se acrscenta o açúcar quando estiver quase enxuto. Sempre faço assim e fica delicioso e muito vermelhinho.
EliminarAdoro doce de tomate... nunca fiz a minha mãe é que fax um maravilhoso...
ResponderEliminarUm dia destes tenho de experimentar tb... o seu ficou com muito bom aspecto... beijinho
Doce de tomate é dos qu mais eu gosto... tenho sempre feito !
ResponderEliminarEsse ficou com uma tonalidade fantástica, muito apetecível !
Beijinhos