sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Pão doce de tabuleiro – receita Bimby
Ora, conforme prometido, aqui está uma das utilizações que dei ao creme de pasteleiro. Um pão doce de tabuleiro, que, ao que consta estava fantástico. Sim, que eu nem lhe toquei, para não arruinar a dieta. Suja-se as mãos, mas compensa, só pelo cheirinho que perfuma a cozinha a pão doce e canela. Usei como base a receita da trança, e, apesar de estar com algum receio de amassar demais a massa e que ela depois não levedasse corretamente, nada disso aconteceu. Levedou, e cozeu lindamente! E não se assustem com o tamanho da receita. São mais letras do que outra coisa. É muito simples… Aqui fica a sugestão:
200g de leite
100g de margarina
1 cubo de fermento fresco de padeiro
50g de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de sal
650g de farinha
Para o recheio e cobertura
2/3 da receita de creme de pasteleiro
Canela e açúcar para polvilhar
1 gema de ovo para pincelar
Geleia de marmelo para dar brilho (opcional)
Colocar no copo o leite, a manteiga e o açúcar. Programar 2 min., temp. 37, vel. 2.
Juntar o fermento, desfazendo primeiro com as mãos, e os ovos mexendo 10 seg., vel. 6.
De seguida adicionar a farinha e programar 3 min. vel. espiga. Deixar a massa repousar a massa cerca de 10-15 minutos.
Preparar um tabuleiro de ir ao forno untando com margarina e polvilhando de farinha (usei o spray Espiga). Reservar.
Polvilhar uma superfície com farinha e untar as mãos com um pouco de azeite. Retirar a massa do copo para a superfície polvilhada e dividir em quatro partes mais ou menos iguais.
Esticar cada pedaço de massa com o rolo até ficar com 3 ou 4 mm de espessura e uma fatia comprida. Barrar generosamente com creme de pasteleiro e salpicar de canela. Enrolar como uma torta. Quando estiver um rolo comprido, cortar em fatias com cerca de 4cm e colocar cada fatia, ao alto, espalhadas pelo tabuleiro.
Quando todos os rolinhos estiverem no tabuleiro, pincelar com gema de ovo batida com uma colher de sopa de leite e polvilhar com açúcar e canela. Levar ao forno, que deve ser ligado nessa altura a 50.ºC. Deixar dobrar o volume por cerca de 30 a 40 minutos.
Ao fim desse tempo, mudar o forno para 180.ºC. Ao fim de 20 minutos, ou quando o pão começar a alourar, retirar o tabuleiro e pincelar com um pouco de geleia de marmelo, só para dar algum brilho extra. Este passo é perfeitamente opcional. Levar novamente ao forno por mais 5 minutos.
Retirar e comer quente, morno ou frio…
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Adorei o aspecto deste pãozinho!!!Mesmo guloso.
ResponderEliminarBjoka
Rita
Excelente Maria, vou ter de experimentar :)
ResponderEliminarBeijinho e bom fim de semana
Tem um aspecto excelente, também já fiz uma receita semelhante e adorei o resultado.
ResponderEliminarhm, que agora arrancava um grande pedaço desse bolo, juro que até parece que sinto o cheirinho deste lado!!!
ResponderEliminarA avaliar pelo aspecto deve ter ficado delicioso este pãozinho doce. Vou levar a receita para um dia de lanche melhorado :) Beijokas e bom fim de semana
ResponderEliminarO aspeto não mente, deve ser mesmo uma delicia. Parabens.
ResponderEliminarBeijinhos
Tenho um bom bocado de creme de pasteleiro que congelei. Não faço ideia se despois de descongelado fica um bom creme, mas quando experimentasse estava a pensar fazer uma trança. Agora acho que vão fazer um pão doce idêntico a este.
ResponderEliminarBeijinhos
Está cá com um aspecto delicioso.
ResponderEliminarJá se comia um rolinho.
Bjs
Tenho tanta tanta fome que estou quase com a comer o monitor!!! Quero uma fatia... :) Tão bom aspecto... Quero fazer também!!! Beijinho
ResponderEliminarNão sei se me atrevo a fazer, que eu e as massas...não nos amassamos. Mas estou tentada. bjs
ResponderEliminarAna
Está deslumbrante!
ResponderEliminarEncontrei o teu blog por acaso..e estou a adorar!!! Muitas receitas que fazem crescer água na boca ;) Parabéns. Bj*
ResponderEliminarQue coisa maravilhosa aqui tens. Uma optima maneira de usar o creme pasteleiro.
ResponderEliminarUm beijinho e bom fim de semana
Pães doces são uma perdição. E este ficou lindo! Deve ser uma delícia. Acho que nem de dieta em tinha resistido a comer um bocadinho. :) Beijinho
ResponderEliminarEsta masa é infalível, fica sempre fofinha. :)
ResponderEliminarFicou lindo!
acabei de fazer.está aprovadissima!!! mt bom :)
ResponderEliminar