terça-feira, 30 de outubro de 2018

Tarte de maçã e coco



O frio chegou assim, à bruta, sem licenças, nem rodeios… e nós cá estamos, que remédio, para o receber! Este ano promete ser longo. Duas ou três semanas depois de chegar das férias já estava com saudades do mar e da areia, com a sensação de ter regressado ao trabalho há dois ou três meses. Não que as férias não tenham sido boas, porque foram. Mas estes dois últimos anos tivemos férias com alguns sobressaltos, associados a todas as mudanças que temos vivido a nível familiar. Foi também esse um dos motivos do blog ter estado parado tanto tempo. Temos que nos adaptar às novas circunstâncias e às novas rotinas. Foram muitos anos acomodados na nossa zona de conforto e sair dela dá trabalho e exige esforço de todos nós. Mas só assim as coisas começam a acontecer… Mas, voltando ao que realmente interessa, a receita de hoje. Uma tarte ou bolo pequeno, muito simples. Maçã e coco, dois sabores que raramente falham em conjunto. Fica a sugestão:





4 maçãs pequenas
2 ovos
150g de açúcar
½ cálice de vinho do Porto
80g de margarina vegetal amolecida
3 colheres de sopa de doce de maçã
180g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Coco ralado q.b.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda (de tarte) com margarina e forrar com papel vegetal. Untar novamente o papel. Reservar.

Descascar e descaroçar as maçãs. Picar duas maçãs e fatiar as outras duas. Reservar.

Bater os ovos juntamente com o açúcar. Juntar o vinho do Porto, a margarina amolecida, a maçã picada e o doce de maçã (podem substituir por marmelada, doce de abóbora ou outro a gosto). Bater novamente. Adicionar a farinha e o fermento e bater até estarem integrados.

Colocar a massa na forma preparada. Polvilhar generosamente com coco ralado e por cima distribuir aleatoriamente a maçã fatiada. Levar ao forno cerca de 30 minutos ou até estar cozida. Retirar do forno e deixar arrefecer.

Bom apetite!





10 comentários:

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)