terça-feira, 16 de outubro de 2018

Cookie gigante


Já fiz esta receita há tanto tempo, que confesso, penei um bocadinho para encontrar a receita original para não deixar em branco a minha fonte original. Retirei esta receita do Blog Sophia – Thermomix Baking Blogger, que como o nome indica, é uma receita thermomix ou bimby para os mais distraídos. Mas como ainda há sempre quem pergunte como se faz sem Bimby… vou tentar explicar das duas maneiras. Usei esta receita para uma troca de cozinha e foi embrulhada em papel manteiga com cordel. Fica muito giro, é deliciosa e é sempre um mimo que qualquer um gosta de receber… eu pelo menos gosto de receber coisas boas e feitas com carinho. Deixo a sugestão:





150g de manteiga com sal, amolecida
80g de açúcar amarelo
80g de açúcar branco
1 colher de chá de essência de baunilha (eu pessoalmente não adoro, por isso não abuso)
1 ovo grande
225g de farinha de trigo
½ colher de chá de bicarbonato de soda
¼ colher de chá de sal
150g de pepitas de chocolate (podem cortar uma tablete em pedacinhos)

Pré-aquecer o forno a 200.ºC. Untar uma forma redonda grande (usei de 28 cm – se usarem mais pequena não fica uma bolacha, fica um bolo) com um pouco de margarina e forrar com papel vegetal. Untar novamente o papel. Reservar.
Colocar todos os ingredientes, com exceção das pepitas de chocolate, no copo da bimby e misturar 1 min. na vel. espiga. (versão tradicional – bater primeiro o ovo e juntar os restantes ingredientes com exceção das pepitas de chocolate. Bater com a ajuda de uma batedeira).

Adicionar as pepitas de chocolate e misturar 20 seg. na vel. 2., colher inversa (ou misturar bem com a ajuda de uma colher).

Colocar a massa na forma reservada e levar ao forno cerca de 15 a 20 minutos ou até estar douradinha. Quando sai do forno a bolacha ainda está mole, mas vai endurecendo à medida que arrefece.

Podem comer quente acompanhada de uma bola de gelado da vossa preferência ou se quiserem guardar ou oferecer, deixem arrefecer por completo até embrulharem.

Bom apetite!



1 comentário:

  1. Que bela e gigante bolacha.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/10/world-bread-day-e-um-pao-pizza-de.html

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)