sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Bolinho de fubá com laranja

Bolinho de fubá com laranja

Chamo-lhe bolinho, porque na realidade é mesmo um bolo pequeno de 3 ovos. Bom para os lanches do fim-de-semana e pouco mais. O fubá, ou farinha de milho, não agrada a todos. Eu gosto bastante, os restantes membros da família não adoram, mas comem com alguma satisfação. É um bolo que fica com uma textura diferente, mas muito agradável. A receita foi adaptada do blog Amehlia Digital. Aqui fica a sugestão:

3 ovos
150g de farinha de trigo
150g de farinha de milho
150g de açúcar
150g de margarina
Sumo de 2 laranjas
Raspa de 1 laranja
1 colher de chá de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180.ºC e untar uma forma pequena com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por bater energicamente o açúcar com a margarina, que deve estar à temperatura ambiente, ou ligeiramente amolecida no micro-ondas.

Quando estiver em creme, juntar os ovos, uma a um, sem parar de bater. Juntar o sumo e a raspa de laranjae envolver bem. Adicionar as farinhas peneiradas, juntamente com o fermento e envolver muito bem, sem bater.

Colocar a massa na forma reservada e levar ao forno cerca de 30 minutos. Verificar a cozedura com um palito, retirar do forno e desenformar.

Bom apetite!

8 comentários:

  1. Olá!

    Quero felicitá-la pelo seu blog. Tem receitas maravilhosas. Diáriamente cá estou eu a visitá-la para ver as novidades. Estou viciada :)
    Decidi agora criar também um blog meu para bublicar as minhas coisinhas e ir adicionando outros blogs. Tenho aprendido muito ao visitar os blogs de culinária.
    O meu blog ainda está muito no início é http://ocantinhodasophia.blogspot.com/

    Muitos beijinhos e continuação de bons cozinhados

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que a farinha de milho dá sempre uma consistência mais pesada aos bolos, mas pessoalmente gosto.
    Adorei o aspecto do bolo que mostras!

    ResponderEliminar
  3. O bolo está muito bonito! Gosto do sabor desta farinha, ia adorar este bolinho!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. sempre tive curiosidade em experimentar o bolo de fubá (é daquelas coisas que ficam gravadas no cérebro por ter visto novelas brasileiras com a minha avó, quando era miúda... uma receita a testar, definitivamente :)

    ResponderEliminar
  5. QUE MARAVILHA DE BOLO, EXCELENTE PARA ACOMPANHAR UM CAFÉ.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. que delícia de receita já anotei,adorei o seu blog

    ResponderEliminar
  7. E que rico acidente, já ia uma fatia!! Beijinhos

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)