segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Brioche de chocolate… ou o resultado de um acidente!
Quando vi a receita deste brioche no blog Côco e Baunilha, sabia que tinha que experimentar fazer. Mas, como sempre, a minha incompatibilidade com fermento seco de padeiro veio ao de cima, bem como a minha mania de alterar as receitas em função do gosto dos “habitantes” da minha mesa. E então, apesar da base ser a mesma, o resultado é totalmente diferente. Mas pronto, o resultado final foi excelente e o brioche acabou por desaparecer em três tempos!
130ml de leite morno
350g de farinha tipo 55
1 ovo batido
1 ovo para pincelar
10g de fermento seco de padeiro
1/2 colher de café de sal
70g de margarina
80g de açúcar
125g de chocolate de leite partido em pedaços
Começar por colocar no copo o leite, o sal, o açúcar e a margarina. Programar 1min., temp.37º, vel2.
Juntar o ovo previamente batido e o fermento e programar 10 seg.,vel2. Juntar o chocolate em pedaços pequenos e envolver uns segundos na vel. 3.
Juntar a farinha e programar 1 min.,vel. espiga.
Verificar se a bola de massa se solta das paredes do copo. Se isso não acontecer, juntar mais um pouco de farinha e programar mais um minuto na vel. espiga, ou até a farinha estar bem misturada.
Deixar levedar no copo, até a massa dobrar de volume.
Com as mãos enfarinhadas, formar várias bolas e colocar numa forma de bolo inglês, untada de margarina e polvilhada de farinha.
Levar ao forno a 50.ºC, cerca de 30 minutos. Retirar e pincelar a superfície com uma gema de ovo. Aumentar a temperatura do forno para 180.ºC e deixar cozer cerca de 25 minutos. Fazer o teste do palito para verificar a cozedura, retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha.
Servir morno, barrado com creme de chocolate e avelãs (ou não!), e acompanhado de um copo de leite. Claro está, que é apenas uma sugestão!
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Ficou com um aspecto mesmo muito bom!
ResponderEliminarhummm que maravilha tem um ar mesmo guloso, beijinhos
ResponderEliminarAcredite, o aspecto é delicioso. Calculo por isso que o sabor estivesse bem bom, para ter sido comido num instante :)
ResponderEliminarBeijocas
Ficou muito bonito e fofo este pão!
ResponderEliminar:)
Ficou lindissimo... :) hehe
ResponderEliminarÀS vezes as trocas e baldrocas resultam em coisas diferentes mas muito boas.Foi o caso deste teu pãozinho!!!
ResponderEliminarBjoka
Rita
O aspecto é delicioso! Eu ainda não me aventurei no mundo dos pães, brioches e companhia por medo do fermento seco. :P Mas cada vez que vejo uma coisinha maravilhosa destas fico com mais vontade de experimentar. Beijinho
ResponderEliminarO aspeto é muito bom de sabor não duvido que tambem o seja!
ResponderEliminarBeijinhos grandes.
ESSE BRIOCHE FICOU UMA VERDADEIRA DELICIA.
ResponderEliminarBOA SEMANA
BJS
ficou com ótimo aspeto e saboroso de certeza! como a minha mãe diz - tem tudo para ser bom :)
ResponderEliminarficou com ótimo aspeto e saboroso de certeza! como a minha mãe diz - tem tudo para ser bom :)
ResponderEliminareu acho que as tuas alterações/adaptações ficaram muito bem!
ResponderEliminarDescobri o teu blog por indicação de uma amiga minha e devo admitir que estou completamente rendida a ele, bem se calhar também a ti, que és a criadora! tem posts fantásticos, elegantemente editados, e tenho cá para mim que nos vamos dar muito bem (afinal os interesses em comum são muuuiiiiitos!!!!). desde já tens seguidora! Votos de muitos e continuados sucessos e de grandes inspirações! Se quiseres passar lá por casa http://cottoncandy-peaches.blogspot.com/ terei muito gosto em te receber. Eu volto - mesmo que não me convides!
ResponderEliminarbeijinhos
Maria João, que aspecto delicioso.
ResponderEliminarE se ficou ao gosto dos que estão ai em casa isso é que interessa
Um beijinho