segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Brioche de chocolate… ou o resultado de um acidente!

Brioche de chocolate...

Quando vi a receita deste brioche no blog Côco e Baunilha, sabia que tinha que experimentar fazer. Mas, como sempre, a minha incompatibilidade com fermento seco de padeiro veio ao de cima, bem como a minha mania de alterar as receitas em função do gosto dos “habitantes” da minha mesa. E então, apesar da base ser a mesma, o resultado é totalmente diferente. Mas pronto, o resultado final foi excelente e o brioche acabou por desaparecer em três tempos!

130ml de leite morno
350g de farinha tipo 55
1 ovo batido
1 ovo para pincelar
10g de fermento seco de padeiro
1/2 colher de café de sal
70g de margarina
80g de açúcar
125g de chocolate de leite partido em pedaços

Começar por colocar no copo o leite, o sal, o açúcar e a margarina. Programar 1min., temp.37º, vel2.

Juntar o ovo previamente batido e o fermento e programar 10 seg.,vel2. Juntar o chocolate em pedaços pequenos e envolver uns segundos na vel. 3.

Juntar a farinha e programar 1 min.,vel. espiga.

Verificar se a bola de massa se solta das paredes do copo. Se isso não acontecer, juntar mais um pouco de farinha e programar mais um minuto na vel. espiga, ou até a farinha estar bem misturada.

Deixar levedar no copo, até a massa dobrar de volume.

Com as mãos enfarinhadas, formar várias bolas e colocar numa forma de bolo inglês, untada de margarina e polvilhada de farinha.

Levar ao forno a 50.ºC, cerca de 30 minutos. Retirar e pincelar a superfície com uma gema de ovo. Aumentar a temperatura do forno para 180.ºC e deixar cozer cerca de 25 minutos. Fazer o teste do palito para verificar a cozedura, retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha.

Servir morno, barrado com creme de chocolate e avelãs (ou não!), e acompanhado de um copo de leite. Claro está, que é apenas uma sugestão!

Bom apetite!

Brioche de chocolate...

14 comentários:

  1. hummm que maravilha tem um ar mesmo guloso, beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Acredite, o aspecto é delicioso. Calculo por isso que o sabor estivesse bem bom, para ter sido comido num instante :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito bonito e fofo este pão!
    :)

    ResponderEliminar
  4. ÀS vezes as trocas e baldrocas resultam em coisas diferentes mas muito boas.Foi o caso deste teu pãozinho!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. O aspecto é delicioso! Eu ainda não me aventurei no mundo dos pães, brioches e companhia por medo do fermento seco. :P Mas cada vez que vejo uma coisinha maravilhosa destas fico com mais vontade de experimentar. Beijinho

    ResponderEliminar
  6. O aspeto é muito bom de sabor não duvido que tambem o seja!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  7. ESSE BRIOCHE FICOU UMA VERDADEIRA DELICIA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  8. ficou com ótimo aspeto e saboroso de certeza! como a minha mãe diz - tem tudo para ser bom :)

    ResponderEliminar
  9. ficou com ótimo aspeto e saboroso de certeza! como a minha mãe diz - tem tudo para ser bom :)

    ResponderEliminar
  10. eu acho que as tuas alterações/adaptações ficaram muito bem!

    ResponderEliminar
  11. Descobri o teu blog por indicação de uma amiga minha e devo admitir que estou completamente rendida a ele, bem se calhar também a ti, que és a criadora! tem posts fantásticos, elegantemente editados, e tenho cá para mim que nos vamos dar muito bem (afinal os interesses em comum são muuuiiiiitos!!!!). desde já tens seguidora! Votos de muitos e continuados sucessos e de grandes inspirações! Se quiseres passar lá por casa http://cottoncandy-peaches.blogspot.com/ terei muito gosto em te receber. Eu volto - mesmo que não me convides!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Maria João, que aspecto delicioso.
    E se ficou ao gosto dos que estão ai em casa isso é que interessa
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)