segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pão com chouriço – receita Bimby

Pão com chouriço

Já fiz este várias vezes, pela sua simplicidade e rapidez de execução. Fica óptimo e os recheios podem ser os mais diversos. A receita vem de Espanha, mais uma vez, do blog “Comer guapamente”, fantástico, por sinal! Aqui fica:

Para a massa:
250g de leite
50g de manteiga (uso margarina)
50g de açúcar
20g de fermento fresco de padeiro
500g de farinha
1 colher de café de sal fino

Para o recheio (opcional, pode ser fiambre, queijo, chourição, atum…):
1 chouriço partido em pedaços e sem pele
2 linguiças partidas aos pedaços e sem pele
4 fatias de queijo flamengo
Margarina derretida (ou da líquida) para pincelar o interior da massa
1 ovo batido para pincelar a superfície da massa

Colocamos todos os ingredientes da massa no copo, com excepção do fermento e da farinha, e programamos 1 min., temp. 40, vel. 2.

Quando terminar o tempo, adicionar a farinha e o fermento desfeito com as mãos. Programar 20 seg., vel. 6 e de seguida 3 min., vel. Espiga.
Quando estiver pronta, deixa-se repousar enquanto se prepara as carnes para o recheio (cerca de 5 a 10 miutos). Ligar também o forno a 50.ºC.

Retirar a massa e estendê-la em forma de rectângulo (eu costumo estender apenas com as mãos em cima do tebuleiro do frono, uma vez que a massa tem a elasticidade da massa de pizza. É mesmo muito simples…). Pincelar a superfície da massa com margarina derretida.

Colocar o chouriço, a linguiça e o queijo no copo (não é preciso lavar) e picar. Isto fica ao critério e gosto de cada um. Eu acho que faço cerca de 2 vezes 10 seg., vel. 7-9, pondo os ingredientes para baixo com a espátula entre as duas vezes.

Colocar o recheio sobre a massa, deixando um ou dois dedos livres nas laterais, para a massa colar. Picelam-se as bordas com água (com excepção da que fica no interior) e enrola-se como se fosse uma torta, mas suavemente. Fecha-se a massa de forma que não fique recheio visível. A primeira vez que fiz coloquei o recheio só no centro, mas resulta francamente melhor espalhar o recheio por toda a massa.

Fazer uns cortes na massa e pincelar com o ovo batido. Desligar o forno e colocar a massa a levedar cerca de 30 minutos. Ligar novamente o forno a 180.ºC e deixar cozinhar outros 30 minutos, até a superfície estar bem douradinha.

Parece complicado, mas é bem simples! Bom Apetite!

Pão com chouriço

7 comentários:

  1. hum que bonito que ficpou e que saboroso deve ser
    boa semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Este pão tem um aspecto maravilhoso!!
    Mas qual a quantidade de farinha para a massa?
    É que estou mesmo com vontade de o experimentar!!

    ResponderEliminar
  3. HUMMMMMMM ADOREI!!!
    Este fim de semana vou ter a festa de anos do meu filho e vou fazer esta receitinha


    bjs

    ResponderEliminar
  4. Peço desculpa, mas esqueci-me de colocar... são 500g. Está emendado!

    ResponderEliminar
  5. este pao é divinal experimentei e fiquei fã. sobrou-me um pouco de massa e acabei por fazer 2 paes recheados de queijo e fiambre (usei fatiado) para o lanche ficou divino. já fiz um dia para o pequeno almoço da familia.

    ResponderEliminar
  6. Sou leitora assídua e venho agradecer-lhe pela partilha desta receita, que abrilhantou o lanche cá em casa e há-de voltar muitas outras vezes!

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pela partilha, ficou delicioso e muito simples de fazer.

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)