terça-feira, 18 de maio de 2010

Empadão fofo de queijo e fiambre

Empadão fofo de queijo e fiambre

Bem, já quase me tinha esquecido desta receita, não fosse a educadora da filhota mais nova, perguntar por ela. Não que não fosse excelente, mas tenho tanta coisa por publicar, que ás vezes perco-me. Dantes fazia por ordem de antiguidade, agora vou publicando pela ordem de “pedidos”. A receita é do genial “Mesa para 4”. Mudei o atum da receita original, para queijo e fiambre, uma vez que a princesa esquisitinha lá de casa não toca em atum… infelizmente, porque é tão prático! Aqui fica:

1kg de batatas descascadas, lavadas e partidas aos pedaços
400g de leiteSal, pimente e noz moscada q.b.50g de margarina
4 Ovos
200g de fiambre
150g de queijo flamengo
Azeionas pretas (opcional)

Fazer o puré de batata na Bimby, com a receita tradicional do livro base. Quem não tiver Bimby, fazer o puré de batata da forma tradicional, suficiente para um empadão.
Partir o fiambre e o queijo em pedaços/tiras pequenos. Reservar.
Separar as gemas das claras, reservar as gemas e bater as claras em castelo, temperadas com sal. Reservar.
Quando o puré estiver pronto para passar, misturar a margarina e as gemas. Programar 1 min. vel. 3-4.
Deitar em tabuleiro untado com margarina, juntar o queijo e o fiambre e envolver.
Colocar por cima as claras batidas em castelo e envolver de baixo para cima com cuidado para não baixar muito as claras.
Pincelar com uma gema de ovo batida com um pouco de leite e decorar com azeitonas pretas. Levar ao forno pré-aquecido, cerca de 20 min. a 200ºC. Servir de imediato.

Bom apetite!

Empadão fofo de queijo e fiambre

14 comentários:

  1. hummmmmm que delicia esta receita.....bjs

    ResponderEliminar
  2. ♥ Galinha Maria, tu estragas-me com mimos :) adorei a tua adaptação, tenho que experimentar também...Um grande beijinho ♥

    ResponderEliminar
  3. eu ca adoro atum e queijo e fiambre.
    qualquer destas versoes estaria muito bem para mim.
    que bom
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. simples e delicioso!

    Eu escrevo tudo o que faço e que acho que merece vir para o blog. depois vou riscando á medida que publico as receitas, e geralmente, coloco por ordem de antiguidade!hehe

    beijinhos

    http://cincosentidosnacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. que maravilha amiga mesmo fofinho,jinhos grandes

    ResponderEliminar
  6. Passando para informar que publicamos uma de suas receitas no Correio Gastronômico.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. ai...ai...ai...que eu adoro empadão...
    e deixa que te diga: Fabuloso.
    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Tem um aspecto delicioso!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. ADORO EMPADÃO, E ESTE ESTÁ UMA DELICIA

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, visitei o seu blog e gostei muito... Gostaria de lhe pedir se pode colocar o link do meu blog no seu...

    http://vinhosdasemana.blogspot.com/

    Espero que coloque.
    Belo blog!

    Vinhos da Semana

    ResponderEliminar
  11. Fiz esta receita hoje e toda a família aprovou :))

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)