segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Brócolos e abóbora salteados com cogumelos



Uma das coisas que vos tinha dito antes das férias era que não sabia se queria continuar com o blog ou não, por vários motivos, alguns deles bem pessoais. Pois bem, parece que isto avança, mas uma das condições que me impus foi mesmo o de mudar o visual desta casa, que já estava completamente desactualizado e até já me fazia formigueiro nas mãos. Mas bom, invariavelmente o tempo não estica, e as coisas vão-se compondo, mas ainda com imensos ajustes a fazer. Sou eu que estou a fazer as alterações, por isso vão surgindo aos poucos e na medida que for possível. Umas das coisas que ainda não consegui resolver foram os comentários. Para comentarem (se quiserem!) têm que estar na própria publicação e no blog em geral… mas bom, com o tempo conseguirei ir resolvendo os pequenos problemas que ainda encontro. Espero que gostem do novo look e da receita que vos trago hoje. Um acompanhamento que serve para carne ou peixe e que sempre é um complemento um bocadinho diferente do habitual.

600g de brócolos em ramalhetes pequenos
300g de abóbora manteiga cortada em cubos
250g de cogumelos frescos
8 dentes de alho
6 pés de coentros
Sementes de girassol
Azeite e sal q.b.

Levar um tacho largo ao lume com água bem temperada de sal. Quando estiver a ferve juntar a abóbora e os brócolos e deixar levantar fervura novamente. Retirar do lume e escorrer com a ajuda de um passador (eu reservei a água para cozer um arroz para o almoço). Reservar.

Levar ao lume uma frigideira larga. Regar com um fio de azeite e juntar 4 dentes de alho picados, os cogumelos laminados e os coentros picados. Quando os cogumelos começarem a reduzir, retirar do lume para o recipiente de servir.

Na mesma frigideira acrescentar mais azeite (isto é feito em dois passos, uma vez que não tenho nenhuma frigideira grande o suficiente para fazer tudo de uma só vez!), os restantes dentes de alho picados e deixar aquecer. Quando estiver o azeite quente juntar os brócolos e a abóbora e levantar um pouco o lume para saltear. Deixar cozinhar por 4 ou 5 minutos mexendo ocasionalmente. Juntar estes legumes ao recipiente dos cogumelos e envolver tudo muito bem. Salpicar com sementes de girassol e regar com um fio de azeite.

Bom apetite!

2 comentários:

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)