Este fim-de-semana soube pela vida. Sol quente. Três dias compridos. Tempo para fazer as coisas do costume e ainda mais. Os fins-de-semana deviam ser sempre assim. É preciso tão pouco para nos sentirmos felizes. Num dos dias fiz uma tarte pastel de nata para levar para um almoço onde fomos e sobraram-me seis claras de ovo. Como não as queira congelar (já tenho caixas e caixinhas e sacos e saquinhos suficientes entre o congelador e a arca!) resolvi fazer um pudim de claras. Liguei o forno na manhã de segunda e saíram uns deliciosos pãezinhos doces de maçã, uns bolinhos de coco muito simples (tudo aqui chegará!) e por último o pudim de claras, uma vez que tem que ficar a arrefecer dentro do forno. Deixo-vos a sugestão:
7 claras
14 colheres de sopa de açúcar rasas
2 colheres de sopa de amêndoas laminadas
1 colher de sopa de manteiga amolecida
1 colher de sopa de açúcar mascavado
Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda e baixa com margarina, polvilhar com um pouco de açúcar e reservar.
Numa taça colocar as claras e começar a bater com a batedeira. Quando se começarem a formar, adicionar aos poucos as colheres de açúcar. Bater até ficar um merengue firme.
Noutra tacinha misturar as amêndoas, a manteiga e o açúcar mascavado.
Colocar o merengue na forma reservada e espalhar por cima a mistura de amêndoas. Levar ao forno por 8 minutos. Ao fim desse tempo, desligar o forno e entreabrir a porta. Deixar arrefecer por completo dentro do forno.
Bom apetite!
Que guloso, deve ser óptimo
ResponderEliminarhttp://vinhosecompanhias.blogspot.pt
Ai que aspecto delicioso!! Excelente para aproveitar claras!!
ResponderEliminarBeijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/
O aspecto está fantástico :) Ótima maneira de aproveitar claras.
ResponderEliminarBjs
Te um aspecto irrepreensível. Humm...
ResponderEliminarQue bom!!!
Bom fim-de-semana!! :)
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Que boa sugestão! Um pudim leve e saboroso, gostei :)
ResponderEliminar