sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Uma espécie de pota à portuguesa

Uma espécie de pota à portuguesa

Lá em casa preferimos o polvo à pota, mas na realidade a diferença de preço ainda é bastante significativa e ás vezes compro pota para ir satisfazendo alguns desejos. No fim-de-semana passado fiz uma espécie de pota à portuguesa. Ou seja uma pota com batatas doce e pickles, tudo salteado. Não sobrou nada para contar a história! Deixo-vos aqui a sugestão:

Uma espécie de pota à portuguesa

1 embalagem de tentáculos de pota (800g)
2 batatas doce médias
1 cebola grande
8 dentes de alho
½ frasco de pickles (dos pequenos)
Azeite e sal q.b.

Começar por cozer a pota em água temperada com sal até ficar macia (se quiserem agilizar este passo podem cozer a pota na panela de pressão). Retirar os tentáculos da água, cortar em pedaços pequenos e reservar.

Na mesma água cozer as batatas doce cortadas em rodelas, sem acrescentar sal. Retirar as batatas da água e reservar. Despejar a água do tacho e cobrir o fundo do tacho com azeite. Quando o azeite estiver quente adicionar a cebola picada e os dentes de alho esmagados. Manter o lume médio alto para a cebola alourar e quando isso acontecer juntar a pota e os pickles bem picados. Envolver e deixar cozinhar por 3 ou 4 minutos baixando o lume. Por fim juntar a batata e envolver. Acrescentar um fio de azeite e servir.

Bom apetite!

Uma espécie de pota à portuguesa

7 comentários:

  1. Tem um óptimo aspecto. E, cá por casa também é assim, algumas vezes compra-se pota em vez do polvo para matar saudades. Adorei o seu prato simples e apetitoso.

    Bjinhos
    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. Óptima sugestão, só trocava mesmo a batata doce porque não consigo gostar dela :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. Que delícia.
    Já jantava.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/12/pernil-assado-mexicana.html

    ResponderEliminar
  4. Tal como a Carla acima refere, a única coia que acho que não conseguiria comer é mesmo a batata doce. Mas tem um ótimo aspeto, alguma vez experimentou fazer com a batata normal? Estou tentada a experimentar...
    eu acho que sinceramente a diferença entre a pota e o polvo é mínima em termos de sabor. continuo a preferir pota porque dá para comprar apenas os tentáculos, ao contrário do polvo que vem com cabeça, que pessoalmente não aprecio... e pelo preço claro.
    Beijinho e bons cozinhados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, pode substituir pela batata normal. Também costumo fazer e fica igualmente bom ;) Obrigada!

      Eliminar
  5. Adoro imenso tanto batata-doce como pota. Essa 'espécie de' está bem ao meu gosto, portanto :D

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)