sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
Uma espécie de pota à portuguesa
Lá em casa preferimos o polvo à pota, mas na realidade a diferença de preço ainda é bastante significativa e ás vezes compro pota para ir satisfazendo alguns desejos. No fim-de-semana passado fiz uma espécie de pota à portuguesa. Ou seja uma pota com batatas doce e pickles, tudo salteado. Não sobrou nada para contar a história! Deixo-vos aqui a sugestão:
1 embalagem de tentáculos de pota (800g)
2 batatas doce médias
1 cebola grande
8 dentes de alho
½ frasco de pickles (dos pequenos)
Azeite e sal q.b.
Começar por cozer a pota em água temperada com sal até ficar macia (se quiserem agilizar este passo podem cozer a pota na panela de pressão). Retirar os tentáculos da água, cortar em pedaços pequenos e reservar.
Na mesma água cozer as batatas doce cortadas em rodelas, sem acrescentar sal. Retirar as batatas da água e reservar. Despejar a água do tacho e cobrir o fundo do tacho com azeite. Quando o azeite estiver quente adicionar a cebola picada e os dentes de alho esmagados. Manter o lume médio alto para a cebola alourar e quando isso acontecer juntar a pota e os pickles bem picados. Envolver e deixar cozinhar por 3 ou 4 minutos baixando o lume. Por fim juntar a batata e envolver. Acrescentar um fio de azeite e servir.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Tem um óptimo aspecto. E, cá por casa também é assim, algumas vezes compra-se pota em vez do polvo para matar saudades. Adorei o seu prato simples e apetitoso.
ResponderEliminarBjinhos
Tânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida
Tenho de fazer essa receita! Beijinhos
ResponderEliminarÓptima sugestão, só trocava mesmo a batata doce porque não consigo gostar dela :)
ResponderEliminarGulosoqb
Que delícia.
ResponderEliminarJá jantava.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/12/pernil-assado-mexicana.html
Tal como a Carla acima refere, a única coia que acho que não conseguiria comer é mesmo a batata doce. Mas tem um ótimo aspeto, alguma vez experimentou fazer com a batata normal? Estou tentada a experimentar...
ResponderEliminareu acho que sinceramente a diferença entre a pota e o polvo é mínima em termos de sabor. continuo a preferir pota porque dá para comprar apenas os tentáculos, ao contrário do polvo que vem com cabeça, que pessoalmente não aprecio... e pelo preço claro.
Beijinho e bons cozinhados!
Patrícia, pode substituir pela batata normal. Também costumo fazer e fica igualmente bom ;) Obrigada!
EliminarAdoro imenso tanto batata-doce como pota. Essa 'espécie de' está bem ao meu gosto, portanto :D
ResponderEliminar