segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
Granola de manteiga de amendoim
Tenho estado de férias por estes dias. Como já vos disse noutros anos cá por casa não se festeja o Natal, mas exatamente porque estamos por casa, acabamos por cozinhar e comer bastante. Um bocadinho de tudo, é certo, sozinhos ou cheios de família à nossa volta. Uma das coisas que saiu do forno foi esta granola de manteiga de amendoim. E agora surge um dos meus “problemas” existenciais. Se se escreve granula ou granola. Porque na realidade a palavra granulo, é um conjunto de pequenos grãos, o que na realidade é a granola. Aliás, o próprio corrector do Word nem reconhece a palavra granola, mas reconhece a palavra granula… enfim, dissertações que não me tiram o sono, mas que gostava de saber qual é na realidade a maneira correta de escrever. Esta granola de manteiga de amendoim fica muito boa. A ideia foi retirada de blogs americanos, e adaptei mais ou menos ao gosto cá de casa. Deixo-vos a sugestão. Cá em casa adoramos comer com iogurtes naturais!
4 chávenas de chá de aveia em flocos (cerca de 500g)
1/3 chávena de chá de manteiga de amendoim
1/3 chávena de chá de mel
1/4 chávena de chá de água
1/2 chávena de chá de amendoins torrados picados
2/3 de uma tablete de chocolate de leite em raspas (para fazerem as raspas usem um descascador de batatas – retirem pequenas raspas e fica feito!)
Pré-aquecer o forno a 200.ºC. Levar um pequeno tacho ao lume com a manteiga de amendoim, o mel e a água, mexendo até começar a levantar fervura.
Numa taça grande colocar os flocos de aveia e os amendoins torrados. Adicionar a mistura quente de manteiga de amendoim e misturar muito bem. Colocar esta mistura num tabuleiro num tabuleiro de forno e espalhar muito bem sobre toda a superfície. Levar ao forno quente cerca de 20 minutos, mexendo uma ou duas vezes durante esse tempo. Quando estiver bem dourada, retirar do forno e deixar arrefecer por completo. Depois de fria juntar as raspas de chocolate e envolver em toda a mistura. Guardar em frascos com tampa bem fechados.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Adoro fazer granola, nunca pode faltar cá em casa! Beijinhos
ResponderEliminarDeve ser booooooooom!!!!!!
ResponderEliminarQue bom, adoro granola, e então com manteiga de amendoim e chocolate, ainda melhor!
ResponderEliminarAí, Aí! Que boa que deve ter ficado!
ResponderEliminarNina
https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/
O nome atribuido à 'primeira' granola era realmente 'granula', mas quando surgiu uma cópia com o mesmo nome houve um processo instalado por causa dos direitos. O segundo criador (kellogg - provavelmente reconheces o nome... :P) mudou o nome do produto para granola, e como foi essa que ficou famosa o nome 'colou' :D Portanto granola é o nome aceitado e reconhecido por alguns dicionários. O word não reconhece algumas palavras :P Não sei de cor a história da granola, fui pesquisar, confesso :P
ResponderEliminarEssa tem mesmo bom aspeto, e está linda, já agora :D
Eu entretanto também fui procurar :) E já percebi que na realidade se pode escrever das duas maneiras, sem nenhuma ser errada. Está explicado! Obrigada! :D
EliminarNunca fiz, mas já guardei a receita. Só tem ingredientes bons... e sei que vou gostar!
ResponderEliminarObrigada pela partilha.
Beijinhos e Feliz Ano Novo
Adoro granola. Tem um aspecto fantástico. Mnham, mnham...
ResponderEliminarTânia Tiago
Bimby &a Sabores da Vida