segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Granola de manteiga de amendoim

Granula de manteiga de amendoim

Tenho estado de férias por estes dias. Como já vos disse noutros anos cá por casa não se festeja o Natal, mas exatamente porque estamos por casa, acabamos por cozinhar e comer bastante. Um bocadinho de tudo, é certo, sozinhos ou cheios de família à nossa volta. Uma das coisas que saiu do forno foi esta granola de manteiga de amendoim. E agora surge um dos meus “problemas” existenciais. Se se escreve granula ou granola. Porque na realidade a palavra granulo, é um conjunto de pequenos grãos, o que na realidade é a granola. Aliás, o próprio corrector do Word nem reconhece a palavra granola, mas reconhece a palavra granula… enfim, dissertações que não me tiram o sono, mas que gostava de saber qual é na realidade a maneira correta de escrever. Esta granola de manteiga de amendoim fica muito boa. A ideia foi retirada de blogs americanos, e adaptei mais ou menos ao gosto cá de casa. Deixo-vos a sugestão. Cá em casa adoramos comer com iogurtes naturais!

Granula de manteiga de amendoim

4 chávenas de chá de aveia em flocos (cerca de 500g)
1/3 chávena de chá de manteiga de amendoim
1/3 chávena de chá de mel
1/4 chávena de chá de água
1/2 chávena de chá de amendoins torrados picados
2/3 de uma tablete de chocolate de leite em raspas (para fazerem as raspas usem um descascador de batatas – retirem pequenas raspas e fica feito!)

Pré-aquecer o forno a 200.ºC. Levar um pequeno tacho ao lume com a manteiga de amendoim, o mel e a água, mexendo até começar a levantar fervura.

Numa taça grande colocar os flocos de aveia e os amendoins torrados. Adicionar a mistura quente de manteiga de amendoim e misturar muito bem. Colocar esta mistura num tabuleiro num tabuleiro de forno e espalhar muito bem sobre toda a superfície. Levar ao forno quente cerca de 20 minutos, mexendo uma ou duas vezes durante esse tempo. Quando estiver bem dourada, retirar do forno e deixar arrefecer por completo. Depois de fria juntar as raspas de chocolate e envolver em toda a mistura. Guardar em frascos com tampa bem fechados.

Bom apetite!

Granula de manteiga de amendoim

8 comentários:

  1. Adoro fazer granola, nunca pode faltar cá em casa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bom, adoro granola, e então com manteiga de amendoim e chocolate, ainda melhor!

    ResponderEliminar
  3. Aí, Aí! Que boa que deve ter ficado!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  4. O nome atribuido à 'primeira' granola era realmente 'granula', mas quando surgiu uma cópia com o mesmo nome houve um processo instalado por causa dos direitos. O segundo criador (kellogg - provavelmente reconheces o nome... :P) mudou o nome do produto para granola, e como foi essa que ficou famosa o nome 'colou' :D Portanto granola é o nome aceitado e reconhecido por alguns dicionários. O word não reconhece algumas palavras :P Não sei de cor a história da granola, fui pesquisar, confesso :P
    Essa tem mesmo bom aspeto, e está linda, já agora :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entretanto também fui procurar :) E já percebi que na realidade se pode escrever das duas maneiras, sem nenhuma ser errada. Está explicado! Obrigada! :D

      Eliminar
  5. Nunca fiz, mas já guardei a receita. Só tem ingredientes bons... e sei que vou gostar!
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos e Feliz Ano Novo

    ResponderEliminar
  6. Adoro granola. Tem um aspecto fantástico. Mnham, mnham...

    Tânia Tiago
    Bimby &a Sabores da Vida

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)